Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Solidariedade com o povo grego

Para: Povo grego

Solidariedade com o povo Grego

Mudemos a Europa – Juntos!

Uma vitória do Syriza nas próximas eleições gregas é um assunto da maior importância para quem quer mudar a Europa e o seu rumo. Essa vitória seria uma expressão da necessidade de dignidade e justiça. As ameaças e a pressão por parte dos líderes da UE, da Troika e dos círculos financeiros para influenciar o movimento social e as escolhas do eleitorado grego são inaceitáveis.

Em toda a Europa, defenderemos o direito do povo grego de tomar as suas decisões livremente; de romper com a austeridade; de dizer 'não' à crise humanitária que atormenta o país; de construir um caminho próprio para uma mudança democrática e social e para uma nova perspectiva para a Grécia.

Enquanto a maioria das forças políticas na Grécia escolheu curvar-se perante a Troika, o Syriza e Alexis Tsipras – tendo decidido o contrário – conseguiu criar, em estreita cooperação com vários movimentos sociais, uma coligação alargada; uma dinâmica que poderá garantir uma maioria. A sua proposta é enfrentar de imediato a crise humanitária, restaurar os acordos colectivos e a legislação do trabalho, criar um sistema fiscal justo e democratizar o sistema político. Um futuro governo do Syriza quer fazer da Grécia um actor credível e ter como precondição de qualquer negociação a sobrevivência do país e do seu povo.

O Syriza quer um novo rumo, um país livre de corrupção e clientelismo, optando por um novo tipo de desenvolvimento em benefício da maioria da sua população. Proporá uma Conferência Europeia da Dívida no sentido de cancelar uma parte da sua dívida e definir, para a restante, modalidades de pagamento que facilitem a recuperação económica através de um programa de investimento público (que não seria incluído no Pacto de Estabilidade e Crescimento). Ao nível europeu, este Governo irá propôr um “Novo Acordo Europeu” para o desenvolvimento humano e de transição ambiental. Precisamos de romper com a ideia que está a destruir o colectivo europeu e a permitir uma perigosa influência do populismo nacionalista e de extrema-direita. Precisamos dum novo projecto de desenvolvimento inclusivo, cooperação, democracia.

Por toda a Europa, acreditamos que a mudança na Grécia não irá afetar apenas o futuro do povo grego. Uma vitória do Syriza permitiria à Grécia sair da presente situação de catástrofe, mas representaria também um início de mudança na Europa. Romper com as políticas de austeridade das instituições europeias seria um sinal, uma fonte de esperança para quem quer dignidade. Ao mesmo tempo, se o Syriza ganhar, o futuro governo grego necessitará dum apoio massivo por parte dos povos europeus para fazer face às pressões dos mercados financeiros e das forças políticas que receiam qualquer renúncia ao quadro obsoleto da globalização capitalista.

Ativistas políticos, sociais, sindicais, comunitários; intelectuais, investigadores, artistas, mulheres e homens da cultura: nós não aceitamos as forças de pressão que procuram impedir o povo grego de exercer a sua escolha livre. Quem exerce essa pressão perpetua estruturas de poder justamente criticadas e a atual 'terapia de choque'.

Por toda a Europa, assumiremos as nossas responsabilidades: apoiar quem luta, mudar a relação de forças, fazer a batalha de ideias e unir os que querem construir – ao lado do povo grego – uma Europa social, ambiental e democrática.

Solidarizamo-nos com o povo Grego porque a sua luta é a nossa também.

PROMOTORES PORTUGUESES:
Adelino Fortunato, Alan Stoleroff, Alda Sousa, Alexandre Alves Costa, Alexandre Quintanilha, Alfredo Barroso, Ana Afonso, Ana Drago, Ana Luísa Amaral, Ana Margarida Damas, Ana Maria Brito Jorge, André Freire, António Brandão Moniz, António Chora, António Pedro Dores, Boaventura Sousa Santos, Catarina Martins, Celso Cruzeiro, Chullage, Corália Vicente, Cristina Andrade, Daniel Oliveira, Edgar Feldman,
Eugénia Pires, Fátima Grácio, Fernando Rosas, Filipa Vala, Florival Lança, Francisco Alves, Francisco Louçã, Gabriel David, Gonçalo Amorim, Guida Vieira, Helena Vasconcelos, Henrique Barros, Henrique Borges, Hugo Monteiro, Inês Barbosa, Isabel Lhano, Joana Mortágua, João Arriscado Nunes, João Lavinha, João Madeira, João Mineiro, João Semedo, João Teixeira Lopes, João Veloso, Jorge Martins, Jorge Campos, Jorge Costa, Jorge Sequeiros, Jorge Silva Melo, José Gigante, José Luís Peixoto, José Machado Castro, José Manuel Pureza, José Miranda, José Paiva, José Soeiro, José Zaluar, Leonor David, Luís Bernardo, Luis Moita, Luis Monteiro, Luísa Costa Gomes, Manuel Carlos Silva, Manuel Martins Guerreiro, Manuel Sarmento, Manuela Mendonça, Margarida Garrido, Maria José Vitorino, Mário Brochado Coelho, Mário Moutinho, Marisa Matias, Miguel Cardina, Nuno Silva, Nuno Teles, Paula Gil, Paulo Renato Ricardo, Pedro Filipe Soares, Pedro Oliveira, Pézarat Correia, Pilar del Rio, Richard Zimler, Rita Castro Neves, Rosa Martelo, Ruben Marks, Rui Feijó, Rui Tavares, Sérgio Fernandez, Sérgio Godinho, Sérgio Vitorino, Tatiana Moutinho, Teresa Salselas, Valter Hugo Mãe, Valter Vinagre

ALGUNS PROMOTORES INTERNACIONAIS:
Judith Butler, Ethiène Balibar, Giorgio Agamben, Tariq Ali, Eric Toussaint, Noam Chomsky, Uri Avnery, Nacho Alvarez, Teresa Forcades, Jacques Genereaux, Susan George, David Harvey, Pierre Khalfa, Ken Loach, Michael Lowy, Enzo Traverso, Immanuel Wallerstein, Jean Zigler, Slavoj Zizek

LISTA TOTAL DE PROMOTORES INTERNACIONAIS
http://www.with-the-greeks.eu/initial-signers/



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.183 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.