Queremos a Artesanatus na Praça D. João I
Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto; Exmo. Senhor Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto; Exmos. Senhores Directores Executivos da Porto Lazer, E.M.
Os abaixo-assinados vêm, pelo presente documento, manifestar a sua preocupação, e sobretudo, discordância relativamente à intenção da Porto Lazer em deslocalizar a Feira de Artesanato do Porto, que se realiza anualmente, no mês de Dezembro, na Praça D. João I, para lá colocar uma pista de gelo.
A este respeito, importa referir o seguinte:
A Feira de Artesanato do Porto é uma exposição singular de grande impacto cultural e manifesto interesse público, que tem como missão fomentar a presença activa das microempresas artesanais no mercado, e promover o que de melhor se faz ao nível do Artesanato tradicional e contemporâneo.
Trata-se de um certame com um vasto historial na cidade do Porto, bem como notoriedade e reconhecimento a nível nacional e internacional, sendo integralmente organizado por uma associação sem fins lucrativos, representativa do sector das Artes e Ofícios.
Para que seja possível continuar a apresentar uma mostra de elevado requinte e esplendor, mantendo as suas características únicas em Portugal, é fundamental que a Feira de Artesanato do Porto se realize na Praça D. João I, uma vez que não existem outras praças na baixa da cidade com capacidade para acolher esta iniciativa.
Dificilmente se encontrará outra solução viável, e que acima de tudo, esteja ao nível daquela que esteve até agora em vigor, pelo que se questiona, com legitimidade, o porquê de se colocar um ponto final num evento cosmopolita que é considerado o ex-libris da época natalícia, e que atrai milhares de pessoas à cidade do Porto.
A decisão em causa irá originar, inquestionavelmente, consequências desastrosas para aproximadamente 80 unidades produtivas artesanais certificadas, e por conseguinte para as suas famílias, que dependem em grande parte deste certame.
Desta forma, não é aceitável que a sustentabilidade de uma iniciativa que se realiza desde 1988, e cuja produção não acarreta custos financeiros para o Município do Porto, esteja a ser colocada em causa.
Posto isto, procede-se à apresentação deste abaixo-assinado com o propósito de apelar à compreensão de V. Exas., para que a Feira de Artesanato do Porto continue a realizar-se, à semelhança de anos anteriores, no mês de Dezembro, na Praça D. João I.