Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo encerramento dos shoppings aos domingos

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República.

Esta petição apela ao encerramento das grandes superfícies comerciais em Portugal, ao domingo.

Será que realmente precisamos de ter uma grande superfície comercial aberta todos os dias da semana, das 10h da manhã às 23h/00h?

Deixaríamos nós de fazer compras ou de ter em casa o necessário se as grandes superfícies comerciais em Portugal encerrassem ao domingo?

Deixaríamos de ir ao centro comercial se durante a semana ele encerrasse às 20h ou 21h?
A resposta é NÃO. NÃO. NÃO.

Ninguém deixaria de frequentar estas superfícies, ninguém deixaria de comprar. Quem não puder ir hoje, irá amanhã. Ou depois de amanhã. Fomos educados e habituados a ter grandes superfícies abertas 7 dias por semana, mas existem vantagens assim tão significativas que o justifiquem?

São milhares de pessoas que ao domingo acabam dentro de grandes superfícies comerciais para "passear". Tornou-se já uma questão cultural. É um hábito fácil e prático, mas será saudável para nós enquanto pessoas e sociedade?

Com o encerramento das grandes superfícies comerciais ao domingo as pessoas seriam confrontadas com um novo desafio: passar tempo de qualidade em família! (algo que já acontece noutros países e a que nós chamamos "qualidade de vida")

Fortalecer relações, estimular a vida da cidade.
Seria mais um incentivo a trabalhadores e não trabalhadores de grandes superfícies comerciais para desfrutar de tempo em família.

Durante quase um ano vivi lá fora, em Lyon na segunda maior cidade de França. Ao viver lá percebi que aquela frase que muito se houve a dizer que "lá fora é que há qualidade de vida", não era verdadeira.

É óbvio que a diferença de salários é grande e que lá há de facto mais poder de compra. Ainda assim, com mais poder de compra, as grandes superfícies comerciais estão encerradas ao domingo. Porquê?! Porque eles dão mais importância à tal tão desejada "qualidade de vida".

O salário é importante sim, mas os valores pelos quais nos regemos é que fazem a diferença.
Tenho muito orgulho no que temos em Portugal. Mas podemos sempre melhorar e aprender com bons exemplos.


O encerramento das grandes superfícies comerciais ao domingo afectaria a nossa qualidade de vida? A resposta é SIM! Para melhor, para muito melhor.

Quando cheguei a Lyon e percebi que os centros comerciais e os supermercados durante a semana fechavam cedo e ao domingo estavam fechados o dia todo fiquei um pouco chocada e preocupada. Como iria eu organizar a minha vida se trabalha toda a semana e só folgava ao fim de semana? Não estava nada a contar com aquilo, mas para minha surpresa foi muito fácil adaptar-me. Percebi que por ser forçada a organizar-me de outra forma, acabava por ter mais tempo e disposição para mim e para a minha casa e família.

Posso dar o exemplo do grande centro comercial La Part Dieu que penso ser o principal ou dos mais importantes centros comerciais da cidade e o seu horário normal de funcionamento é ainda hoje: Segunda a Sábado das 9:30h às 20h e aos domingos fechado todo o dia.

Penso que as pessoas rapidamente se habituariam aos novos horários e organizariam as suas vidas e as suas visitas às grandes superfícies comerciais.
Se esta medida fosse posta em prática, poucos meses quando nos lembrássemos que antes tínhamos o centro comercial aberto ao domingo, acredito que o nosso pensamento seria algo parecido com " Isso era completamente descabido, ainda bem que mudou".

Em resumo, seria uma medida que aos trabalhadores de grandes superfícies comerciais traria horários mais equilibrados e a garantia de passar o Domingo em família, ao passo que para os não trabalhadores de grandes superfícies comerciais traria o pretexto ou empurrão perfeito para investir mais em tempo de qualidade em família.





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
81.320 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.