Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo encerramento dos shoppings aos domingos

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República.

Esta petição apela ao encerramento dos grandes centros comerciais em Portugal, ao domingo.

Será que realmente precisamos de ter um shopping aberto todos os dias da semana, das 10h da manhã às 23h/00h?

Deixaríamos nós de fazer compras ou de ter em casa o necessário se os shoppings em Portugal encerrassem ao domingo?

Deixaríamos de ir ao shopping se durante a semana ele encerrasse às 21h e não mais tarde?
A resposta é NÃO. NÃO. NÃO.

Ninguém deixaria de frequentar estas superfícies, ninguém deixaria de comprar. Quem não puder ir hoje, irá amanhã. Ou depois de amanhã. Fomos educados e habituados a ter grandes superfícies abertas 7 dias por semana, mas esta é uma medida interesseira e nada civilizada.

São milhares e milhões de pessoas que ao domingo se enfiam dentro dos shoppings para "passear", esquecendo-se de que passear é um conceito diferente. O tempo em família é cada vez mais escasso e o único dia que está destinado para ela, acaba por ser passado de forma pouco saudável, de forma fechada.

Com o encerramento dos shoppings ao domingo as pessoas seriam confrontadas com um novo desafio (que já acontece noutros países e a um dos factores a que nós chamamos "qualidade de vida"): passar tempo em família ao ar livre! Fortalecer a comunicação entre pais e filhos, entre amigos, entre casais, entre conhecidos! Estimular a vida da cidade! Apoiar os comércios locais!

Durante o tempo que vivi lá fora, Lyon segunda maior cidade de França, percebi que quando dizemos que lá fora é que há "qualidade de vida", na maioria das vezes estamos enganados em relação aos motivos que causam essa qualidade. É óbvio que a diferença de salários é enorme e que lá há de facto mais poder de compra. Ainda assim, com mais poder de compra, os shoppings estão encerrados ao domingo. Porquê? Porque eles dão mais importância aos pic nics no parque, no lago, aos passeios pelo centro histórico, ao gelado na esplanada, ao passeio de bicicleta à beira rio... todas aquelas imagens bonitas que por vezes vemos em filmes. A tal "qualidade de vida".

O salário é importante sim, mas os valores pelos quais nos regemos é que fazem a diferença.

O encerramento dos shoppings ao domingo afecta a nossa qualidade de vida? A resposta é SIM! Para melhor, para muito melhor...
Uma vez mais, realcemos que ninguém deixará de ter a sua blusa, as suas calças ou a mala apenas porque o shopping está encerrado ao domingo. As pessoas rapidamente se habituariam aos novos horários e organizariam as suas vidas e as suas visitas ao shopping. Poucos meses depois, quando nos lembrássemos que antes tínhamos o shopping aberto ao domingo o nosso pensamento seria algo parecido com " Isso era completamente descabido, ainda bem que mudou".

Por último, mas não menos importante, estaríamos a contribuir para que os trabalhadores de shopping tenham também horários mais humanos, mais equilibrados. Há um longo caminho a percorrer na igualdade e justiça dos trabalhadores do nosso país, em todas as áreas é verdade, mas com esta medida, estaríamos a dar já um passo GIGANTE nesse sentido.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
30.993 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.