Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Vamos Evitar o Encerramento dos Mercados de Produtos Biológicos de Algés e Oeiras

Para: Câmara Municipal de Oeiras



Os Mercados de produtos biológicos de Algés e Oeiras foram criados pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, em 2010 e 2007 respectivamente.

Cumpriram a função de dar a conhecer a Agricultura Biológica e as suas vantagens para a saúde humana e para o ambiente, tornando-se espaços de vivência das cidades onde estão inseridos.

“Há pessoas que se cumprimentam entre si, cumprimentam os vendedores e pedem sugestões para receitas. …num mercado de produtos biológicos que promete contribuir para melhores sopas, saladas e massas …Aos sábados...” in TIME OUT, nº. 107 de 14.10.2009. São excertos escritos na comunicação social a respeito destes mercados de rua.

A esta realidade acresce a satisfação dos produtores que vêm de ano para ano a afluência de consumidores a aumentar.

No passado mês fomos surpreendidos pela Câmara Municipal de Oeiras, com a rescisão unilateral do protocolo entre a Agrobio e a Câmara que deu origem aos mercados desenvolvidos neste município nomeadamente o Mercado Agrobio de Algés e o Mercado Agrobio de Oeiras.

A Agrobio dialogou e questionou a Câmara desta decisão mas não conseguiu chegar a um entendimento. A resposta da Câmara foi a de que o Executivo decidiu acabar com todos os eventos que ocorrem com regularidade nos jardins do município e, assim os Mercados Agrobio têm de encerrar nos jardins e tendo proposto a passagem para os mercados municipais.

Esta decisão faz com que estes mercados percam a sua identidade e a colocação no interior de um mercado com produtos que não os de agricultura biológica poderá criar conflitos e confundir os consumidores, portanto não será a solução a não ser para a Câmara que pretende que os mercados municipais em crise tenham agora com esta transferência mais ocupação.

Para que, à semelhança de outras cidades europeias, os mercados de produtos biológicos de Algés e de Oeiras continuem precisamos da sua colaboração para poder mostrar ao município o que os munícipes realmente querem ou seja que estes mercados possam continuar e até a crescer de modo a fornecer alimentos saudáveis à população envolvente.

Contamos com a sua colaboração assinando esta petição.
  1. Actualização #1 Mercados Agrobio do Concelho de Oeiras Ficam

    Criado em segunda-feira, 21 de Abril de 2014

    Graças aos esforço conjuntos a Câmara Municipal de Oeiras ponderou a sua decisão e os Mercados Agrobio já não vão ser encerrados. Muito obrigada a todos!




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
888 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.