Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Salvem a Beira Baixa – Parem as Mega Centrais Solares!

Para: Exmo. Sr. Presidente da República; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Assembleia da República.

Salvem a Beira Baixa – Parem as Mega Centrais Solares!



Nós, residentes e amigos da Beira Baixa, escrevemos para expressar a nossa profunda preocupação com a possibilidade de instalação de várias mega centrais solares na nossa bela região, especialmente nos concelhos do Fundão, Penamacor e Idanha.



Embora reconheçamos a importância da transição para fontes de energia renovável, tememos que a instalação em larga escala de painéis solares em áreas naturais possa comprometer a beleza, o valor ecológico, a biodiversidade e as comunidades rurais. Estas centrais, para além das consequências nefastas para o ecossistema natural, têm um impacto profundamente negativo nas comunidades rurais. É o futuro das comunidades rurais que está em causa, do seu modo de vida e do legado dos nossos antepassados.



Atualmente, há já 1.254 hectares — com mais de 1,5 milhão de painéis solares — aprovados ou em análise pela APA. E ainda há mais projetos planeados, como a Central Solar Sophia, com cerca de 1.000 hectares.



Isto ameaça causar danos enormes:

• A natureza e a biodiversidade vão desaparecer.

A Beira Baixa é rica em florestas, campos floridos, canto de aves e ecossistemas únicos. Grandes áreas integram o Geoparque Naturtejo, reconhecido pela UNESCO. Centrais solares desta dimensão destroem habitats, ameaçam espécies RELAPE e transformam a nossa paisagem num deserto industrial.

• As comunidades deixarão de existir.

As pessoas vêm para a Beira Baixa em busca de tranquilidade, natureza e um modo de vida autêntico. Novos residentes escolhem esta região precisamente pela sua beleza natural. Mas quem quer viver rodeado de campos intermináveis de painéis solares? Os turistas deixarão de vir. As pessoas irão embora e as nossas aldeias ficarão desertas.

• Prejuízo económico.

As centrais solares criam sobretudo empregos temporários durante a fase de construção. Depois, são postos de trabalho meramente residuais. O património imobiliário irá desvalorizar. Negócios locais ligados ao turismo e à agricultura perderão rendimentos. A nossa região corre o risco de agravar ainda mais o nível de pobreza.

• Falta de participação pública.

Estes projetos são muitas vezes preparados em silêncio. Os residentes não são devidamente informados ou ouvidos, apesar do impacto drástico que estes projetos têm nos residentes. Isto não é a transição justa e democrática prometida pelo PNEC2030 ou pelo Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.



Queremos sustentabilidade — mas não à custa de tudo o que torna a Beira Baixa especial. Portugal pode estar a ganhar a corrida energética, mas arrisca-se a perder o seu património rural, ecológico e cultural neste processo.



Por isso, exigimos:

• Que parem os planos para mega centrais solares em zonas naturais e ecossistemas frágeis na Beira Baixa.

• Que seja protegido o Geoparque Naturtejo e outras áreas reconhecidas pela UNESCO.

• Que se privilegiam alternativas sustentáveis, como a instalação de painéis solares em superfícies artificiais existentes, telhados, zonas industriais e a criação de comunidades de energia.

• Que os residentes tenham voz nas decisões que moldam o seu futuro.



A Beira Baixa merece um futuro onde a natureza e as pessoas prosperem em conjunto. Ajude-nos a proteger a nossa região — assine esta petição e diga não à destruição das nossas paisagens e comunidades!
  1. Actualização #1 Partilhem esta petição / Share this petition

    Criado em 7 de dezembro de 2025

    Muito obrigado a todos que já assinaram. Por favor, partilhem esta petição com as vossas famílias, amigos e conhecidos. Usem as vossas redes sociais para dar o máximo de visibilidade possível à nossa causa. Juntos somos fortes! Many thanks to everyone who has already signed. Please share this petition with your family, friends and acquaintances. Use your social networks to give our cause the highest possible visibility. Together we are strong!




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 30 junho 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
18 770 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.