Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Salvem a Beira Baixa – Parem as Mega Centrais Solares!
, para Exmo. Sr. Presidente da República; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Assembleia da República.
Nome
Comentário
Rosa l.
não á central sophia
luis l.
NÃO Á CENTRAL FOTOVOLTAICA SOPHIA
Gustavo M.
É indecente que sejam sacrificados espaços/ecossistemas naturais para o benefício das empresas de produção energética. O projeto BEIRA e SHOPHIA são a definição de greenwashing. Este projeto não trás qualquer benefício às comunidades locais (antes pelo contrário) e prejudica fortemente a fauna e flora locais, que contribuem para um maior e melhor equilíbrio ambiental (contrariamente ao parque solar). Sugiro que façam dos telhados dos prédios das cidades o vosso novo “parque solar”, isso sim seria uma alternativa verde. Adicionalmente, como estes equipamentos e os materiais a partir dos quais são construídos não envelhecem bem, prevemos que daqui a umas décadas tornar-se-ão apenas outro projeto industrial que ruiu e que destrói a paisagem, como tantos outros… É necessário que haja um equilíbrio/moderação na utilização dos territórios para as alternativas “verdes” pois há muitos fatores que contribuem para que também estas alternativas passem a ser “vermelhas”.
Carolina N.
Não considero este projeto sustentável, não é a destruir a biodiversidade que vamos salvar o mudo.
Marta .
Isto ameaça causar danos enormes: • A natureza e a biodiversidade vão desaparecer. A Beira Baixa é rica em florestas, campos floridos, canto de aves e ecossistemas únicos. Grandes áreas integram o Geoparque Naturtejo, reconhecido pela UNESCO. Centrais solares desta dimensão destroem habitats, ameaçam espécies RELAPE e transformam a nossa paisagem num deserto industrial. • As comunidades deixarão de existir. As pessoas vêm para a Beira Baixa em busca de tranquilidade, natureza e um modo de vida autêntico. Novos residentes escolhem esta região precisamente pela sua beleza natural. Mas quem quer viver rodeado de campos intermináveis de painéis solares? Os turistas deixarão de vir. As pessoas irão embora e as nossas aldeias ficarão desertas. • Prejuízo económico. As centrais solares criam sobretudo empregos temporários durante a fase de construção. Depois, são postos de trabalho meramente residuais. O património imobiliário irá desvalorizar. Negócios locais ligados ao turismo e à agricultura perderão rendimentos. A nossa região corre o risco de agravar ainda mais o nível de pobreza.
Ana M.
Não às plataformas de energia solar. Existem muitos prédios, estacionamentos.
Patrícia .
Não às mega centrais solares, não à poluição visual. Mantenham a natureza bonita e NATURAL
Alcides L.
Salvem o património natural e a cultura local!!!
Eugenia .
Quero plantação de arvores.
Yasmin .
Save the nature and Portugal ????
Helena .
Pelo fim das mega centrais solares
Fatima C.
A natureza não é paisagem, é infraestrutura! Parem de estragar a infraestrutura!
Maria B.
Construir em terrenos que não são usados na agricultura
Barbara .
Não ás Mega Centrais Solares, não ás PSZAER. Energia verde não significa: - a destruição do país! - nem a invasão de zonas protegidas! - nem a falta de estudos de impacto ambiental! - nem desflorestação maciça! - nem impermibialização dos solos em zonas por si propensas a secas, que levam a uma paragem de alimentação de aquíferos!
Kevin J.
Assino esta petição contra o projeto da mega central solar Sophia, que ameaça gravemente a biodiversidade, os habitats naturais e as paisagens do Geoparque Naturtejo UNESCO na Beira Baixa. A transição energética deve priorizar telhados e zonas já artificializadas, e não destruir o nosso património rural e ecológico.
Ana B.
Ridículo
Sofia .
Salvar a terra, salvar a paisagem e o calor extremo
Ricardo A.
A instalação desta forma de energia deve servir os interesses das populações, e não os interesses de oportunistas.
joão P.
Parem as Mega Centrais Solares, parem de nos sufocar.
dieuwer j.
Estes mega centros solares não nos aproximam de soluções sustentáveis. Pelo contrário: degradam a paisagem, destroem os ciclos naturais de fertilidade do solo e empobrecem ainda mais as comunidades locais.
1
2
3
4
...
99
seguinte
Assinaram a petição
18 818
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas