Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

EB/PE Dr. E. Brazão de Castro - Junção dos alunos do 4º ano ao 2º e 3º ciclo

Para: Exmo. Secretário Regional Educação (RAM), Direção Regional Educação (RAM), Direção EB/PE Dr. E. Brazão de Castro

Nós, abaixo assinados, encarregados de educação dos alunos do 3.º ano, e restante 1º ciclo, da EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro, vimos por este meio manifestar a nossa oposição à mudança no próximo ano letivo das turmas do 4.º ano do edifício atual, situado no Lombo Segundo, para o edifício da Brazão de Castro onde funcionam as turmas do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

Consideramos esta decisão inadequada e prejudicial pelas seguintes razões:

1. Ambiente Desajustado à Idade: As crianças do 1.º ciclo, neste caso em particular do 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, não devem partilhar o mesmo espaço físico e social com adolescentes significativamente mais velhos. Esta convivência pode gerar situações desconfortáveis e indesejadas, e não promove um ambiente educativo seguro e apropriado para o seu desenvolvimento.

2. Falta de Condições Adequadas: O edifício do Lombo Segundo foi concebido para acolher crianças do 1.º ciclo, dispondo de infraestruturas, espaços exteriores e recursos pedagógicos adaptados às necessidades desta faixa etária. O edifício para onde se prevê a transferência não oferece as mesmas condições, comprometendo o bem-estar, a segurança e o processo de aprendizagem dos alunos.

3. Desrespeito pela Comunidade Educativa: Esta mudança foi decidida sem a devida auscultação dos pais e encarregados de educação, desrespeitando os princípios de participação e transparência que devem reger qualquer alteração relevante na vida escolar das crianças.

Assim, solicitamos que a decisão de transferir os alunos do 4.º ano do edifício do Lombo Segundo para outro espaço seja revista e anulada, mantendo-se os alunos no edifício atual até à conclusão do 1.º ciclo.

Pelo interesse superior das nossas crianças e pelo respeito à comunidade escolar, solicitamos que esta petição seja ouvida com a devida atenção e urgência.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 06 junho 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
120 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.