Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para o fim da retirada de crianças de famílias brasileiras na Itália

Para: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, CONGRESSO NACIONAL PRESIDENTE DA MESA DO SENADO, PRESIDENTE DO BRASIL Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, EMBAIXADA DO BRASIL NA ITÁLIA, MINISTRO DO INTERIOR DA ITÁLIA

Na Itália, diversas famílias têm enfrentado situações angustiantes em que crianças são retiradas de seus lares e colocadas em instituições por determinação judicial. Embora essas decisões se baseiem em normas que deveriam garantir justiça e proteção, há inúmeros relatos de medidas desproporcionais e traumáticas, aplicadas sem a devida consideração da realidade de cada caso.

As famílias brasileiras enfrentam desafios ainda maiores devido a barreiras linguísticas, diferenças culturais e, muitas vezes, a falta de uma rede de apoio. Mães brasileiras, sem familiares próximos ou rede de apoio podem acabar em situação de vulnerabilidade, correndo o risco de perder a guarda dos filhos não apenas por questões legais, mas também por dificuldades socioeconômicas e pelo desconhecimento dos seus direitos.

A petição que agora ampliamos surge em resposta a relatos alarmantes de famílias brasileiras e residentes na Itália.

Muitos pais têm enfrentado o desespero de ver seus filhos separados de seus lares e colocados em instituições, por decisões judiciais baseadas em decretos que, embora pretendam garantir equidade, frequentemente resultam em medidas severas e traumáticas, desproporcionais à realidade das situações.

Um estudo detalhado da realidade italiana revelou a disseminação da "Cadeia de Suprimento Psiquiátrico"¹ que destaca um sistema crescente onde assistentes sociais detêm um poder absoluto sobre o destino de crianças e suas famílias. Para as famílias brasileiras, as barreiras linguísticas e culturais amplificam ainda mais essa desvantagem, dificultando o pleno entendimento e defesa dos direitos de suas crianças.

Nossa Missão:

•Garantir que as autoridades brasileiras empenhem esforços para proteger suas comunidades na Itália, assegurando a rápida reunificação das crianças vítimas desse sistema psiquiátrico.
•Comprometer as autoridades brasileiras a investigar e compreender a "Cadeia de Suprimento Psiquiátrico", educando seus cidadãos para que possam proteger suas famílias contra essas práticas.

Por que sua Assinatura Importa:

Ao assinar esta petição, você está se unindo a nós na luta por justiça e proteção infantil. Sua voz é fundamental para pressionar por mudanças que garantam um tratamento justo e humano para todas as famílias afetadas.
_____________________________________________

1- O site FamigliaUnite.it foi o idealizador desta petição
2- termo cunhado pela Professora Vincenza Palmieri.
3- esta petição tem o apoio da rede de apoio Mulheres sem Fronteiras e Brasileiros sem Fronteiras




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 19 março 2025
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
319 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.