A pessoas participantes nesta petição estão contra a pesquisa e subsequente exploração de minerais de caulino no local “Avelar - Cubo” no concelho de Pombal.
Para: Direção Geral de Energia e Geologia; Secretaria-Geral do Ambiente; Camara Municipal de Pombal; Junta da União das Freguesias Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze
Esta petição tem como objectivo obter assinaturas da população da região de Pombal afectada pelo pedido de autorização de atribuição do direito de pesquisa do solo em busca de minerais de caulino pela empresa privada Sorgila - Sociedade de Argilas, S.A., no local denominado “Avelar - Cubo” no concelho de Pombal.
A população deve informar-se e participar no pedido publico no portal: https://participa.pt/pt/consulta/pedido-de-atribuicao-de-direitos-de-prospecao-e-pesquisa-avelar-cubo. Além de participar também na sessão publica a ser anunciada e a assinatura desta petição.
Realçamos aqui os riscos e impacto negativo na população da região:
Ponto 1: A exploração destes minerais são prejudiciais a todo ambiente e saúde pública. Poluição de nascentes de águas, ar e destruição de floresta.
Ponto 2: Risco agravado de erosão com alteração dos níveis freáticos.
Ponto 3: Destruição absoluta de zonas florestais com consequente alteração climática séria.
Ponto 4: Aumento de custos ao contribuinte com destruição de estradas e acessos por maquinaria pesada e camiões de carga.
Nota: Já existe um parque eólico autorizado em fase de execução abrangendo esta area.
Obrigado pela participação nesta petição!