Petição para a retirada da estrutura de projeção de imagens na Torre histórica de Dornes
Para: Rota dos templários / Câmera Municipal de Ferreira do Zêzere
À Rota dos Templários, Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e demais autoridades competentes,
Nós, abaixo-assinados, viemos, por meio desta petição, manifestar nosso profundo descontentamento com a instalação de uma estrutura de projeção de imagens na Torre histórica de Dornes, a qual vem causando danos irreparáveis à integridade visual e ao patrimônio histórico deste local de inestimável valor.
A Torre de Dornes, assim como todo o seu entorno, é símbolo da nossa história e cultura, sendo um dos pontos mais importantes da região, tanto para os seus habitantes quanto para os visitantes. A instalação de uma estrutura tão destoante e invasiva, que projeta imagens durante a noite, compromete gravemente a beleza e a autenticidade deste monumento.
Além do impacto estético e cultural, outro fato nos causa ainda mais indignação: para a implementação desta estrutura, foi cortada a maior e mais imponente árvore do adro do Santuário. Esta árvore, que há anos fazia parte da paisagem e da memória coletiva de Dornes, foi retirada sem o devido cuidado, sem consulta à comunidade e sem qualquer estudo prévio de impacto ambiental.
Adicionalmente, não podemos ignorar os graves impactos ambientais causados pela iluminação noturna numa zona ribeirinha, como é o caso de Dornes. A presença de iluminação artificial contínua interfere diretamente nos ecossistemas locais, afetando a fauna nas margens do rio Zêzere. A exposição prolongada à luz artificial pode desorientar as espécies, interferir nos seus ciclos de reprodução, alimentação e migração, e alterar o equilíbrio natural da área, contribuindo para a degradação dos habitats ribeirinhos. Esse tipo de impacto ambiental não pode ser ignorado, principalmente numa região de sensibilidade ecológica.
Diante desta situação, solicitamos, de forma urgente:
1. A imediata remoção da estrutura de projeção de imagens da Torre de Dornes, de modo a restaurar a autenticidade e o valor histórico do local;
2. A adoção de medidas de compensação ambiental pela retirada da árvore, com a reposição de vegetação adequada e a criação de um plano de proteção para as áreas verdes do Santuário;
3. Um estudo de impacto ambiental sobre os efeitos da iluminação noturna em zonas ribeirinhas e a implementação de políticas mais sustentáveis para evitar danos ao ecossistema local;
4. Um compromisso da Câmara Municipal e das entidades responsáveis em preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental de Dornes, envolvendo a comunidade local nas decisões futuras.
Certos de que a proteção do nosso patrimônio e meio ambiente é um dever de todos, contamos com a compreensão e a atuação imediata das autoridades competentes para reparar esta lamentável intervenção.