Implementar o dia Nacional do Figurante
Para: Governo
No dia 9 de agosto 29 Figurantes ganharam a força e voz. Decidiram lutar pelos direitos humanos, justiça, igualdade e democracia.
Portugal tem a mão de obra mais baixa da zona euro no que se refere ao serviço prestados pelo “Figurante”. Portugal é o paraíso das grandes produções a nível mundial devido aos baixos cachet´s. O Figurante é um trabalhador independente que desconta, contribui para a economia do país e não é reconhecido com a devida dignidade.
Reconhecer o Figurante é uma questão de respeito.
O custo de vida está a aumentar consideravelmente, ao contrário dos cachet’s, que com o aumento do número de agências e competição entre as mesmas, quem sai prejudicado é o Figurante, pois estas oferecem serviços a preços muito reduzidos.
Dito isto, o cachet é por isso, em primeiro lugar, uma questão de direitos humanos.
O número de horas tem de ser regulado consoante a lei em vigência, assim como, as horas extraordinárias e horas noturnas.
A totalidade de horas terá de ser 8+1, acima disso terá de ser paga como extra (com o devido valor). Visto o trabalho independente receber em média 8€ por hora. Se o trabalho passar a um papel mais específico, o valor terá de se adequado e acertado consoante a complexidade e exposição.
Os horários diurno e nocturno têm de ser diferenciados por conta de adicional insalubridade.
A nível de igualdade, exigimos ser tratados de forma humana e igual. A desigualdade que existe com o Figurante é desumana. Actores e toda a equipa de produção têm um tratamento diferenciado, têm uma alimentação mais cuidada, acomodações diferenciadas, pausas para a suas necessidades mais básicas como comer, ir à casa de banho, descansar…
Ao contrário do Figurante que independentemente das condições meteorológicas, físicas, está sujeito a tudo sem qualquer salvaguarda.
No fim dos projectos todos trabalharam de forma igual, consoante as suas funções, porem, a desigualdade de tratamento entre o Figurante e actores/produção é acentuada.
No que se refere às pausas, pedimos alimentação acima do contexto base 6 horas uma pausa 20 minutos lanche, conclusa 8 horas seja a alimentação e 1 hora.
A criação de uma identidade reguladora ou até mesmo um sindicato para regular, apoiar e suportar todos os nossos direitos.