Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Pública pela instituição do Dia Nacional da Disfagia

Para: População em Geral

Prezado(a),

A presente petição tem como objetivo último a discussão na Assembleia da República do Dia Nacional da Disfagia, que pretendemos que seja instituído a 6 de junho.
A disfagia é uma condição médica que afeta inúmeras pessoas em todo o país e tem implicações significativas na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida de quem a apresenta, sendo, portanto, fundamental reconhecer e consciencializar os portugueses sobre essa condição.

1. Contextualização da Disfagia
A disfagia é uma condição que dificulta a capacidade de transportar alimentos, líquidos, e saliva, de forma segura e eficaz, desde a boca até ao estômago.
Pode ser causada por uma série de fatores, incluindo os acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranioencefálicos, neoplasias, doenças neuromusculares e envelhecimento. Como resultado, os indivíduos com disfagia enfrentam desafios diários podendo ocorrer consequências graves como a desidratação, malnutrição e perda de peso, aspiração (passagem de saliva, alimentos e/ou líquidos para os pulmões), infeções respiratórias frequentes, pneumonia e morte.

2. Impacto na Qualidade de Vida
A disfagia pode afetar a qualidade de vida de maneira geral. Muitas pessoas com disfagia precisam de fazer uma dieta modificada, que pode ser restritiva em termos de texturas e consistências dos alimentos, o que pode reduzir o prazer de comer, limitar a capacidade de desfrutar de refeições com a família e amigos, participar em eventos sociais que envolvem comida e afetar a autoestima. Pode igualmente causar ansiedade, isolamento social e depressão, uma vez que as pessoas podem sentir-se constrangidas ao comer em público.

3. Reconhecimento Global
Em todo o mundo, a disfagia tem apresentado um reconhecimento crescente, como sendo uma questão importante de saúde. Muitos países têm adotado diretrizes clínicas e campanhas de consciencialização para ajudar a melhorar a sua identificação precoce, o seu diagnóstico, o tratamento e o apoio aos pacientes com disfagia. É imperativo que sigamos o exemplo dessas nações comprometidas com a saúde dos seus cidadãos.

4. Dia Nacional da Disfagia
Com a proposta da criação do Dia Nacional da Disfagia, pretende-se, à semelhança do que já ocorre com outras condições de saúde, que exista uma data que seja dedicada a aumentar a consciencialização sobre a disfagia e a promover a educação pública sobre esta condição. Procura-se igualmente uma oportunidade para sensibilizar a população, profissionais de saúde, legisladores e formuladores de políticas do nosso país sobre a mesma. Através deste dia, pretendemos destacar a necessidade de recursos e serviços apropriados, incentivar a investigação e o desenvolvimento de tratamentos e fornecer um fórum para a comunidade se unir em apoio das pessoas afetadas pela disfagia.
O dia proposto, dia 6 de junho, foi o dia da apresentação pública da Sociedade Portuguesa de Deglutição e Disfagia (SPoDDis). Além do mais, o mês de junho é considerado o mês de consciencialização da disfagia. Neste mês, em vários países do mundo, são habitualmente promovidas campanhas e atividades para aumentar a consciencialização sobre o tema, seus desafios e a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado.

5. Benefícios para a Sociedade
O reconhecimento da disfagia e a implementação de medidas apropriadas podem beneficiar a nossa sociedade como um todo. Além de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com disfagia, permitirá igualmente reduzir os custos de tratamento a longo prazo e evitar complicações graves associadas à condição.

6. Apoio da Comunidade
Nós, os abaixo-assinados desta petição, estamos unidos na vontade de constituir o dia 6 de junho como o Dia Nacional da Disfagia, em Portugal. Para tal, contamos com o apoio de pacientes, cuidadores, familiares e amigos, profissionais de saúde e organizações relacionadas com a saúde, que compreendem a importância de reconhecer e abordar a disfagia de maneira adequada.
Solicitamos encarecidamente que apoie a nossa petição para o estabelecimento do Dia Nacional da Disfagia. Esta é uma oportunidade valiosa para sensibilizar a população portuguesa e promover a educação sobre uma condição que afeta tantas vidas.

Agradecemos antecipadamente a sua atenção e aguardamos ansiosamente pelo seu apoio.

Juntos podemos fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam diariamente a disfagia!

Pela SPoDDis,






Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 21 novembro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
217 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.