Pelo direito à informação e contra a destruição dos espaços verdes na Rua Duarte Pacheco Pereira (Damaia de Baixo - Águas Livres)
Para: Exma. Sra. Presidente da Camara Municipal da Amadora, Carla Maria Nunes Tavares, e ao Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Amadora, António Ramos Preto
Exma. Sra. Presidente da Camara Municipal da Amadora, Carla Maria Nunes Tavares, e Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Amadora, António Ramos Preto,
Há pouco mais de 2 anos, a Câmara Municipal da Amadora (CMA) procedeu a obras de requalificação no Largo Cristovão da Gama na Damaia de Baixo. Essa intervenção gerou bastante polémica e descontentamento dos moradores, em parte pela falta de informação disponibilizada aos moradores e à população em geral.
Neste momento encontram-se a decorrer obras de requalificação na Rua Duarte Pacheco Pereira - adjacente ao Largo Cristovão da Gama. Novamente, pouca ou nenhuma informação sobre as obras foi disponibilizada pela Câmara, desconhecendo os moradores quais as alterações previstas.
Na passada sexta-feira, 3 de Novembro, alguns moradores foram despertados pelo ruído das máquinas a proceder à remoção de uma área ajardinada localizada entre o nº63 e o colégio o Moinho (nº 67).
Entretanto, e após contacto com alguns operários no local, apurou-se que o plano da CMA para esta intervenção é a de proceder à remoção de mais espaços verdes ao longo da Rua Duarte Pacheco Pereira, incluindo o abate de algumas árvores.
Cara Exma. Presidente da Câmara, e Presidente da Assembleia Municipal da Amadora:
São já poucos os espaços verdes existentes na freguesia das Águas Livres, e em particular na Damaia. Estes espaços são essenciais para o bem estar dos munícipes, estando comprovado cientificamente a sua importância para o bem-estar psico-social das pessoas, sendo nos dias correntes a sua criação e manutenção uma prática recomendada no chamado planeamento urbano sustentável.
Como é do conhecimento geral, a remoção de espaços verdes promove a impermeabilização dos solos pela redução da área de infiltração das águas da chuva, tendo como consequência o aumento do risco de eventos de cheias, da qual a Damaia de Baixo em particular tem sido alvo frequentemente nos ultimos anos. Sendo que é cada vez mais provável estes episódios de precipitação intensa como consequência das alterações climáticas, as políticas de ordenamento actualmente vão no sentido de um aumento das áreas de espaços verdes, e não o contrário.
A presença de cobertura vegetal e espécies arbóreas, pelo efeito de retenção da humidade e criação de sombra, favorece a redução das temperaturas extremas no clima local, sendo que a sua substituição por área de cobertura de cimento terá precisamente o efeito contrário.
As árvores em particular providenciam áreas de sombra onde os habitantes se podem proteger do sol, são habitat para várias espécies de aves, e servem também como “abafadores/amortecedores” do ruído gerado na via pública pelo trânsito e outras fontes.
Por todos estes motivos, é convicção dos abaixo assinados que os espaços verdes na nossa freguesia devem ser mantidos, recuperados e cuidados, considerando o bem estar dos munícipes, a sustentabilidade ambiental, indo de encontro às políticas de ordenamento do território da actualidade.
E, por isso; Os abaixo assinados solicitam à Sra. Presidente da CMA, e ao Sr. Presidente da AMA, que garantam a preservação dos espaços verdes na Rua Duarte Pacheco Pereira, enquanto espaços fundamentais para o bem estar da população, e, nesse sentido, não autorizem projecto algum que não seja a sua conservação e preservação, e respectivo uso compatível.
Amadora, 06 de Novembro de 2023
-
Actualização #1 Encerramento
Criado em 3 de dezembro de 2023
O objectivo da petição foi atingido. Agradecemos a todos os que se envolveram com a sua participação.
|
Assinaram a petição
107
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|