Costa da/de Caparica- uma cidade a precisar de ser salva
Para: Assembleia Municipal de Almada
Os moradores da Costa de/da Caparica, assinantes desta petição, no exercício do seu direito e dever como cidadãos preocupados e de acordo com as normas estabelecidas vêm apresentar esta petição à Assembleia Municipal de Almada.
Vimos por este meio exigir à Câmara Municipal de Almada um olhar atento sobre a segunda cidade do concelho, bem como actuações céleres e eficazes quanto à limpeza da cidade, ao planeamento urbano, ao arranjo de passeios e espaços verdes, à fiscalização de ocupação das vias públicas de forma abusiva e finalmente à resolução do aglomerado de barracas existente nas terras da Costa. Não entendemos como, sendo a Costa de/da Caparica uma zona privilegiada quanto à sua natureza e localização geográfica, que bem aproveitadas de forma sustentável, poderão transformar esta cidade numa referência quanto a qualidade de vida e de um turismo de qualidade, se encontre num estado de quase abandono.
Queremos ainda que sejam encontradas soluções quanto aos meios de transporte públicos, nomeadamente quanto à situação de completa lotação dos mesmos, sobretudo no Verão, e de não existência de ligação directa entre as duas cidades do concelho. Não entendemos como após um investimento tão avultado na criação da Carris Metropolitana a Costa da/de Caparica tenha sido prejudicada em duas das suas ligações rodoviárias principais.
Torna-se difícil entender como podem as ruas desta cidade manterem-se tão sujas e tão pouco cuidadas ao longo de dias e de semanas, mais ainda no Verão, quando a cidade sofre a pressão dos veraneantes, o que deveria implicar por parte da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Almada uma maior rapidez na resposta e uma manutenção mais aprimorada e quotidiana do espaço público. Urge ainda olhar com atenção para toda a área central da Costa de/da Caparica como zona de referência para moradores, veraneantes e turistas, para que esta zona não se transforme numa feira a céu aberto, em vez de uma cidade com ruas aprazíveis para se passear e com um comércio local que sirva quer os que vêm como os que cá estão a viver e trabalhar.
Deste modo os assinantes desta petição vêm solicitar à Câmara Municipal de Almada a marcação de uma reunião descentralizada extraordinária na Costa de/da Caparica para que possamos colocar os problemas existentes na cidade e discutir/apresentar soluções para os mesmos, obtendo da autarquia o compromisso em encontrar e aplicar soluções. "