Transformação do pavimento da Avenida dos Combatentes da G. Guerra
Para: Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
Como todos sabemos, Algés não dispõe de uma praça nem de uma qualquer centralidade.
Há cerca de 25 anos foi feita uma remodelação de fundo nos dois primeiros quarteirões da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com um feliz desenho urbano que incluiu, entre outros melhoramentos o refazer dos passeios com um belo e original desenho de calçada portuguesa, e a criação de um simulacro de praça no quarteirão que vai do número 54 ao número 78.
Aí, a pavimentação da rua passou a ser um empedrado claro, nivelado com os passeios. Infelizmente não foi possível cortar o trânsito automóvel mas o empedrado, por si só, já obriga os carros a abrandar. Com as esplanadas dos dois pequenos cafés, Algés teve, durante duas décadas um simulacro de centralidade, enquanto esperava a tão desejada pedonalização de toda a baixa.
E eis que repentinamente, com um aviso de poucos dias, a UFALCD anuncia, no Facebook, que o empedrado iria ser removido. Na Junta de Freguesia de Algés, a informação oral que se conseguiu foi que o empedrado estava em mau estado, dificultando a passagem aos automóveis e, como seria muito caro refazê-lo, se tinha optado por alcatroar uniformemente toda a avenida.
Hoje, 22, iniciaram os trabalhos e distribuiram folhetos informativos.
Os abaixo-assinados vêm deste modo exprimir a sua mais profunda estupefacção e repúdio por esta transformação no pavimento da nossa Avenida e lembram que o centro histórico de Paço de Arcos, bem como o da vila de Oeiras, têm pavimento de empedrado. Lembram também o abandono a que têm sido votados Algés, Dafundo e Cruz Quebrada. Sentem a falta de diálogo e a displicência da administração camarária em relação às medidas urbanísticas que neste território são tomadas.
Pedem que, com a máxima urgência, se suspendam os trabalhos e se equacione refazer a pavimentação através da colocação de base (tout-venant) para uso rodoviário e o reaproveitamento da calçada em vidraço branco existente que tanta luminusidade a afabilidade dá ao quarteirão.
Algés, 23 de Setembro 2023