Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

É URGENTE a colocação de mais autocarros na Linha Azul Rodoviária Oeste

Para: Ex.ma Gerência da RDO - RODOVIÁRIA DO OESTE, LDA

Somos passageiros assíduos e há vários anos que viajamos na Rodoviária do Oeste (Lourinhã - Lisboa e vice -versa). Este abaixo assinado, vem por este meio demonstrar a indignação e a falta de respeito que a Rodoviária do Oeste tem pelos utilizadores do serviço, mais propriamente pela linha rápida azul: Peniche - Lisboa e Lisboa -Peniche.

Assim, é com profundo desagrado que expomos o seguinte:

Há vários dias, semanas, meses e anos que os utilizadores Linha Azul RDO veem manifestando o seu descontentamento pela péssima qualidade do serviço prestado pela empresa Rodoviária do Oeste.
Os autocarros da linha azul começam as 05:45H da manhã, todos os dias de segunda a sexta, mas por repetidas vezes os passageiros não têm lugar para viajar, tendo que aguardar pelo próximo e pelo próximo autocarro. O resultado de tanta espera leva a que os passageiros fiquem uma hora à espera para conseguir entrar num autocarro com lugares vagos. Ora, assim quem vai para a paragem da Marteleira ou Carrasqueira com objectivo de apanhar autocarro 7.05H/7.20H, só entra no autocarro 7:50H ou 8:20H, porque todos os que vão passando não têm lugares para levar os passageiros e assim atrasam a chegada ao local de trabalho em 30 minutos e/ou mais.

Inúmeras vezes os passageiros ficam nas paragens á chuva e ao frio (porque as próprias paragens não têm mínimas condições).

Estes episódios repetem-se em vários horários, nos horários 15.15H e 16:30H (Lisboa - Peniche), depois do autocarro encher, ficam cerca de 20 pessoas na paragem……. muitas vezes sem desdobramento ficando assim imensos utilizadores na incerteza se conseguem regressar, os desdobramentos são algumas vezes pedidos pelos próprios motoristas, mas nem sempre autorizados pela chefia. Resultado, os passageiros ficam com vida condicionada, como facto de ir buscar filhos á creche ou ATL. Atrasos e perturbações na vida dos passageiros que têm tido consequências.

Os passageiros têm comunicado esta lacuna directamente à empresa, aos motoristas, no portal da queixa e também através pág. facebook, conforme vários exemplos em anexo. As reclamações já foram feitas, também, por telefone, por e-mail e mesmo assim a empresa continua a ignorar a vontade do seu público. A maior parte destas reclamações nem resposta tem.

O desagrado dos passageiros prende-se, maioritariamente, com o facto de até à presente data não acrescentarem mais horários.

Esta deficiência no serviço tem causado vários transtornos a todos utilizadores.

Estes prejuízos tem sido muitos e repetidos, mas não é suposto acontecer e até porque estamos a ser servidos por uma empresa transporte passageiros a quem pagamos passe e em troca temos recebido um serviço de deplorável qualidade.

“Cabe à RDO – Rodoviária do Oeste, a exploração conjunta das atividades até aqui asseguradas pela Direção Operacional de Caldas da Rainha da Rodoviária do Tejo, S.A. e da Empresa de Transportes Auto Penafiel, Lda, correspondendo à exploração de transporte rodoviário de passageiros da zona do Oeste – Concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Peniche e ligações a Torres Vedras e Lisboa”.

Um empresa com esta responsabilidade e dimensão e que se rotula com esta publicidade “ A nossa missão: Aumentar a qualidade de vida das populações, através da prestação de serviços adequados às diferentes necessidades de deslocação contribuindo para a preservação do equilíbrio ambiental.
Os nossos valores:
O cliente em primeiro lugar
Tudo aquilo que fazemos deve ter por finalidade contribuir para a satisfação do cliente”.

São teorias e publicidade enganosa, pois na prática é uma empresa que não consegue dar resposta ás necessidades dos utentes. O cliente aqui é ignorado.

Concluímos, que a empresa sabendo do que se passa, mantem postura de inércia e nada faz para mudar, é uma empresa que existe para seu próprio benefício quando deveria servir os interesses dos passageiros …que é nada mais e nada menos que conseguir ter lugar no horário que pretende.

Assim, consideramos que estamos perante incumprimento das obrigações de serviço público, requeremos a colocação, imediata, de mais horários, sob pena de termos que recorrer a das entidades competentes, bem como dos órgãos de comunicação social e se for necessário arranjaremos outras formas de nos manifestarmos para o efeito.

Os utilizadores da linha RDO – Rodoviária do Oeste,



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 12 abril 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
200 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.