Pela continuação do Projeto de Compostagem Comunitária CicloCompost (OPAD 2021) com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro

Para: Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro,

O projeto CicloCompost, financiado pelo Orçamento Participativo com Ação Direta do Município de Aveiro, chegou ao fim. Durante os últimos 6 meses, proporcionou a 60 famílias de Aveiro a possibilidade de separar os seus resíduos orgânicos e a compostá-los de forma comunitária. Ao evitar o encaminhamento deste tipo de resíduos para um aterro sanitário, estas famílias reduziram significativamente a emissão de gases com efeito de estufa e os custos com a sua gestão. Orientadas para uma correta triagem dos resíduos, contribuíram para a produção de composto de qualidade, que pode ser valorizado através da utilização em vasos, hortas e/ou campos de produção agrícola.

A partir do fim de 2023, as câmaras municipais deverão responsabilizar-se pela separação e processamento dos resíduos orgânicos. Estima-se que uma população de 80.000 pessoas gera perto de 15.000 toneladas de bio-resíduos por ano. Se for centralizada, a compostagem destes resíduos exige um processo de recolha, transporte e tratamento oneroso e que pode acarretar alguns problemas ambientais. Por outro lado, a compostagem descentralizada, comunitária, a nível de bairro, pode, como ficou demonstrado, fornecer uma solução de baixo custo que promove a participação e envolvimento dos cidadãos e, se tecnicamente apoiada, responde de forma adequada a este problema ambiental.

Nós, abaixo-assinados, vimos assim propor a Vª Exª a continuidade e alargamento da experiência efetuada, pelo apoio técnico e financeiro a esta iniciativa, através da sua divulgação, da manutenção das infraestruturas instaladas e do reforço da rede de compostores, com a promoção de ações de formação que permitam aos cidadãos participar de forma informada e pró-ativa neste processo. Os resultados serão benéficos para a comunidade, para o município e para o ambiente.

Aveiro, 26 de Novembro de 2022
  1. Actualização #1 Entrega da Carta de apoio ao Projeto CicloCompost

Criado em 21 de novembro de 2022

Esta Carta foi produzida por um grupo de trabalho formado no dia 5 de Novembro, evento de encerramento do Projeto CicloCompost. A Carta será entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, juntamente com o relatório do projeto com o objetivo de pedir o apoio financeiro da Camara para continuação do projeto CicloCompost. A Carta será entregue na "Festa Verde", evento de encerramento dos 3 projetos do Ambiente do Orçamento Participativo Ação Direta 202 de Aveiro: CicloCompost, Aveiro a Compostar e Por um planeta por menos plástico. O evento ocorrerá neste sábado, dia 26 de Novembro, das 14h30 às 17h30, no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro. É gratuito e aberto a toda a comunidade. Programa do evento no link: https://www.facebook.com/events/861835238342563/