Cancelamento do Aproveitamento Hidroelétrico de Lourizela

Para: Presidente da C.C.D.R.C. - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Considerando que:

o troço do rio Lordelo, entre Lourizela e Parada, foi a principal linha de água que sobrou após o enchimento da barragem de Ribeiradio, a qual submergiu a totalidade do troço do rio Vouga que banha a freguesia de Couto de Esteves e grande parte dos seus afluentes (Gresso, Lordelo e Teixeira);
a freguesia de Couto de Esteves foi muito fustigada com a construção do Aproveitamento hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida, o qual submergiu ainda dezenas de hectares de terrenos agrícolas e o habitat de inúmeras espécies que se refugiaram no rio Lordelo – a lontra, o barbo, a boga, a enguia, o melro de água, entre outras;

a Declaração de Incidências Ambientais do Aproveitamento Hidroelétrico de Lourizela de 20 de abril de 2012 não teve em consideração os impactos provocados pelo Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio Ermida, o qual foi construído posteriormente a esta data;

as aldeias limítrofes do rio Lordelo (Parada, Lourizela, Couto de Cima e Couto de Baixo) sofrem atualmente com a proliferação de infestantes que cada vez mais se aproximam das aldeias. Os terrenos agrícolas, em redor das casas, abastecidos pelas levadas do rio Lordelo são a principal almofada contra incêndios;

o rio Lordelo tem potencial turístico que ajuda à dinamização da economia local (trilhos pedestres para caminhadas, pista de canyoning, escalada, pesca, caminhadas aquáticas), que tanto tem sofrido com a desertificação do interior do país e em especial do mundo rural;

na maior parte do ano, o rio Lordelo tem um reduzido caudal, colocando em causa a viabilidade económica do Aproveitamento Hidroelétrico de Lourizela;

Os Cidadãos, abaixo assinados consideram que a construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Lourizela irá fustigar ainda mais as populações locais, colocará em causa o abastecimento das levadas de regadio e o habitat das espécies que se refugiaram no rio Lordelo, ajudará a proliferar as infestantes até junto das casas e expondo-as ainda mais aos incêndios, provocará efeitos cumulativos ao Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida que ainda não tem Plano de Ordenamento e colocará em causa o potencial turístico de rio Lordelo que tanto contribui para a dinamização económica e sociocultural das aldeia limítrofes;

Vídeo do Protesto para o cancelamento do projeto de Aproveitamento Hidroelétrico de Lourizela em 2012: https://www.youtube.com/watch?v=z4HryFGV4zA

Assim, os abaixo assinados, vêm por este meio solicitar o cancelamento do Aproveitamento Hidroelétrico de Lourizela.

Cancelamento do Aproveitamento Hidroelétrico de Lourizela, para Presidente da C.C.D.R.C. - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro foi criada por: Vídeo de 2012.
Esta petição foi criada em 13 julho 2022