Pedido de revisão/alteração dos critérios de correção do exame de Português 1º fase

Para: IAVE/ Ministério da educação

Exmos srs

O exame de Português 1º fase realizado a 17 de junho de 2022 apresentou características atípicas e não expectáveis pelos alunos.

Excerto d'Os Lusíadas que não faz parte das AEs, alteração no tipo de exercícios que tem vindo a sair, questões formuladas de modo pouco acessível para os alunos, praticamente nada de gramática e questões de escolha múltipla com o valor exorbitante de 1,3 valores (a mesma classificação que uma resposta de desenvolvimento).

Considero justo uma reapreciação dos critérios de avaliação do exame de Português, mais não seja no peso astronómico da escolha múltipla que não reflete em nada as verdadeiras capacidades de um aluno. O Ministério IAVE deveria facilitar um exame que já tem tanto peso para os jovens numa entrada para a faculdade e em vez disso transforma os num suplício imprevisível. Concordo que haja exigência e rigor, mas tem de haver alguma coerência e constância, que nos transmita alguma segurança.

Porque tentam que os alunos odeiem a disciplina correspondente à sua língua materna? Pensava que tentávamos formar pessoas como seres pensantes e bem formados, em vez disso vejo um ensino que condiciona cada vez mais um aluno enquanto ser crítico. Apercebo-me disso quando o ato de colocar uma cruz no local correto tem o mesmo valor que uma pergunta que permite fundamentar, escrever e interpretar. Nem entendo porque não há espaço para subjetividade em algo como a literatura e a arte. Não compreendo o ensino português.

Esta petição foi criada em 18 junho 2022