- Começamos por agradecer a todas as pessoas que assinaram a carta até agora, temos mais de 660 assinaturas, e vamos obter mais
- Na segunda feira dia 17, um grupo de vizinhos reunimo-nos com o Sr. José Vilhena, Diretor de Espaços Verdes da C.M. Explicou que algumas das árvores estão doentes (a causa de podas extremas realicadas antiguamente por a mesma CM), e é por isso que têm de ser cortadas. No entanto, a justificação para outro grupo de árvores foi que as raízes danificam o pavimento das estradas pedonais. Isto não nos pareceu uma boa justificação, uma vez que a íngreme é precisamente para reconstruir estas estradas, e sabemos que há maneiras de fazê-lo sem ter que cortar o arvoes. Não temos um relatório fitossanitário das árvores para validar se todas representam um risco. Precisamos do relatório antes que as árvores sejam cortadas.
- O Eng. Vilenha não tinha explicação para a destruição da zona verde e os dois overroes (um deles centenário), para construir uma nova rua para carros, na área atrás do Pavilhão U. Coimbra. Consideramos que não podemos justificar a perda de uma zona verde para fazer uma estrada de automóveis, tendo em conta as poucas zonas verdes que restam na cidade, e o facto de este ser um projeto cujo principal objetivo é proteger o meio ambiente e melhorar os caminhos pedonais (não dos automóveis) da cidade.
- Nesse mesmo dia da tarde, o Presidente da Câmara visitou o local, e emitiu um comunicado, publicado em Notícias de Coimbra e mais tarde noutros meios de comunicação, através do qual sabíamos que também iam cortar outras árvores adultas na Av. Humberto Delgado (e possivelmente noutras áreas que ainda não conhecemos, uma vez que se trata de um projeto que abrange toda a cidade e sobre o qual ainda não temos documentos oficiais para avaliar).
- No comunicado, a C.M. refere ainda que plantaram 160 arvoles para mitigar os cortes. Embora estejamos satisfeitos com a notícia destas plantações, a nossa posição é que as árvores adultas não podem ser 'substituídas' por pequenas árvores como as que vão plantar. Árvores maduras fornecem sombra, ar fresco, captura de CO2, habitat para diversas espécies de flora e fauna, etc., que pequenas arvoles levarão décadas a fornecer. A C.M. deve plantar aquelas árvores, sem cortar os arvoes adultos que estão saudáveis.
- Na proxima segunda-feira día 24 as 17h estaremos na reunião da Camara Municipal para falar sobre o nosso pedido. Apelamos a todos os que assinaram esta carta, para que se reúnam naquele dia às portas da C.M. na Praça 8 de Maio, para que as nossas exigências possam ser ouvidas.
- Solicitamos também o seu apoio, reencaminando a carta entre os seus contactos por todos os meios à sua disposição, para que possamos ter um número ainda maior de assinaturas para entregar com a carta nesse dia.