Petição contra a supressão da paragem de composições de Serviço Regional, no apeadeiro de Benespera e Barracão/Sabugal

Para: Exmo Sr/a Presidente CP-Comboios de Portugal; Presidente Infraestruturas de Portugal; Ministro das Infraestruturas e Habitação; Presidente da Mesa da Assembleia Municipal da Guarda;

Exmo Sr/a Presidente CP-Comboios de Portugal; Presidente Infraestruturas de Portugal; Ministro das Infraestruturas e Habitação; Presidente da Assembleia Municipal da Guarda.

ASSUNTO: Petição Publica do direito à paragem de comboios nos apeadeiros de “Benespera” e “Sabugal- Barracão”, linha da Beira Baixa, concelho e distrito de Guarda.

No âmbito do direito a Petição à empresa publica, CP-Comboios de Portugal; Presidente Infraestruturas de Portugal; Ministro das Infraestruturas e Habitação; Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, os cidadãos de “Benespera”,” Barracão”, “Vale da Teixeira”e demais usufrutuários, abaixo-assinados na presente petição vêm expor o seguinte:
A linha da beira baixa é património desta região. Opera desde 1893, fazendo parte da paisagem, da vida e das memorias desde sempre dos cidadãos do Vale da Teixeira.
O Vale da Teixeira delimita-se entre o apeadeiro do Sabugal, (sito na localidade de Barracão) e apeadeiro de Benespera. A estação de Sabugal é um ponto de acesso a inúmeras populações que abrangem uma área geografia até a fronteira com Espanha. Historicamente foi também uma Estação importante na economia local, em especial nos anos 50 e 60, quando aqui se escoavam cereais, batatas e outros produtos agrícolas dos pequenos produtores da região para Lisboa.
No apeadeiro de Benespera, a população da Carvalha tem uma relação umbilical com a linha, já que em grande medida se formou por causa do apeadeiro. Foram inúmeros os homens da região que contribuíram para a construção e sucessivas obras de manutenção da mesma, ao longo dos anos. Contribuindo, portanto, para o desenvolvimento da CP-Comboios de Portugal.
Volvidos mais de 10 anos desde o encerramento da linha para obras, foi com grande expectativa que os cidadãos de Benespera, Barracão e Vale da Teixeira viram comunicada a reabertura da mesma. Porém, foi também com extrema desilusão que se aperceberam que não havia lugar a qualquer paragem de comboio nos dois apeadeiros.
Numa altura em que tanto se fala em investimento no interior, nas aldeias e em turismo, é com incompreensão que observamos esta decisão da CP-Comboios de Portugal. Apelamos assim a V. Exa que revogue esta deliberação e permita que haja lugar a paragem de comboio nestes apeadeiros, considerando por um lado a herança historia aqui exposta e por outro lado a importância deste meio de transporte no presente e futuro da região. Entendemos que sendo a CP-Comboios de Portugal uma empresa publica, deve também por si, ser um promotor de desenvolvimento em todas as localidades onde interage.

Na certeza da presente exposição, merecer de V. Exa a melhor atenção, aguardamos com expectativa a revogação da decisão.

Com os melhores cumprimentos,
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em 29 de abril de 2021

Os motivos que levaram à criação desta petição foram satisfeitos