Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Esta petição, proposta pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), pretende a criação e a instituição do Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável, de forma a dar reconhecimento a esta doença que afeta mais de 1 milhão de portugueses e que é pouco conhecida pela população em geral, apesar do seu enorme impacto na vida dos doentes.
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença crónica do tubo digestivo que afeta mais de 1 milhão de portugueses, contudo, muitos não procuram ajuda médica por desconhecimento da doença e vergonha de falar dos sintomas. Caracteriza-se pela presença de dor abdominal que pode ser de forte intensidade e alteração nos hábitos intestinais (obstipação e/ou diarreia) e tem um grande impacto no dia a dia dos que dela sofrem de uma forma bastante agressiva. Em muitos casos o diagnóstico médico não é fácil e pode confundir-se com entidades mais graves nomeadamente doenças oncológicas, colite ulcerosa ou Doença de Crohn.
Muitos doentes alteram por completo as suas rotinas e escondem os sintomas, por medo ou vergonha, o que pode afetar o seu diagnóstico e tratamento.
Sendo uma doença que afeta 10% dos portugueses e que tem um grande impacto na vida dos doentes, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) pede à Assembleia da República a criação e a instituição do Dia Nacional do Síndrome do Intestino Irritável.
Este dia será destinado a apoiar os doentes que sofrem desta patologia e dar-lhes voz, consciencializando a população em geral para uma patologia que é muitas vezes escondida pelos que dela sofrem e descredibilizada pelos que não têm conhecimento da sua existência.
Falamos de uma doença cujos primeiros sintomas surgem entre os 20 e os 30 anos, afetando maioritariamente pessoas em idade activa e produtiva. Esta é uma doença com grande impacto económico, englobando custos diretos relacionados com as consultas médicas, investigação clínica, testes de diagnóstico, tratamentos prescritos e custos indiretos mais difíceis de quantificar e traduzidos pela diminuição da produtividade, pelo absentismo ao trabalho e pela diminuição da qualidade de vida.
Pelo seu impacto nas mais diversas esferas da vida de todos os doentes e pelo facto de se querer chamar a atenção para este problema de saúde, desafiamos todos os interessados a assinar esta petição e a permitir dar relevo a uma patologia que é muitas vezes subvalorizada mesmo pelos que dela sofrem!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
423 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.