Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CONTRA A ELIMINAÇÃO DE UMA ÁREA FLORESTAL PARA A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS - SANTARÉM E CARTAXO – PARQUE SOLAR ESCALABIS

Para: Assembleia da República, Agência Portuguesa do Ambiente, Ministério do Ambiente e Ação Climática, ICNF, Câmara Municipal de Santarém, Câmara Municipal do Cartaxo

Termina a 4 de janeiro de 2021 o período de consulta pública da Alteração do Projeto Parque Solar Escalabis, que a concretizar-se irá substituir mais de 500 hectares de árvores por painéis fotovoltaicos, durante os próximos 30 anos.
Localizados nos concelhos de Santarém e do Cartaxo, estes terrenos estão integrados na Reserva Ecológica Nacional (REN) e na Reserva Agrícola Nacional (RAN).
Argumenta-se que a produção de energia elétrica através destes painéis evita a emissão de CO2, (libertado para a atmosfera quando a energia elétrica é obtida a partir de combustíveis fósseis). Porém, ao substituir as árvores por painéis fotovoltaicos estamos a afastar-nos do objetivo, visto que se elimina a captação do CO2 da atmosfera levada a cabo pelas árvores.
Para que o argumento seja válido, a instalação dos painéis fotovoltaicos não poderá implicar a redução do número de árvores.
Mas as plantas que agora ocupam aquela área não se limitam a captar CO2, elas também:
- evitam a erosão do solo
- promovem a infiltração da água no solo
- têm impacto positivo no clima da região.

Esta importância ecológica nenhum painel fotovoltaico consegue igualar!

Num contexto em que as alterações climáticas são uma preocupação, permitir que este projeto se concretize é hipotecar o futuro das próximas gerações.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
103 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.