Contra a Redução das categorias nos Prémios do Amadora BD

Para: Autores, editores e leitores de banda desenhada

a/c da Direcção do Amadora BD e da Vereação da Cultura da Câmara Municipal da Amadora

Assunto: Prémios de banda desenhada do Amadora BD

Não pretendemos sobrepor-nos à capacidade decisória da Câmara da Amadora, mas como autores, editores e frequentadores do Festival há já vários anos, consideramos que fazemos parte deste evento anual. Nessa condição gostaríamos de manifestar a nossa opinião mostrando o nosso desacordo com a eliminação ocorrida este ano de grande parte do habituais prémios, cujo interesse não se limita aos autores premiados e respectivos editores.

Os prémios têm também o seu impacto numa considerável percentagem de leitores de Banda Desenhada. Fomentam discussões, destacam ou revelam autores para muitos desconhecidos, criam alguma competição (saudável neste meio) e expectativa. São um dos pontos altos do festival. No fundo contribuem para manter vivo o desenvolvimento da BD portuguesa, são um incentivo para os autores evoluírem e captar novas gerações e público.

Pelo que se tem verificado nos últimos anos, o número de edições tem progressivamente aumentado e o número de autores também. Não compreendemos porque o número dos prémios do Amadora diminuíram. Pelo contrário, faria mais sentido para nós que eventualmente ocorresse o oposto.

No contexto da banda desenhada portuguesa, os prémios do Amadora BD continuam a ser os mais importantes a nível nacional. São para muitos um marco.

Solicitamos portanto que esta alteração seja revista. Sugerimos que se retorne ao modelo de prémios aplicado até ao festival de 2018.

Incluímos de seguida a lista de prémios do Amadora BD do ano 2018 e a actual de 2020.

PNBD 2018 - PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA

Melhor Álbum
Melhor Argumento
Melhor Desenho