Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a Redução das categorias nos Prémios do Amadora BD, para Autores, editores e leitores de banda desenhada

Nome Comentário
Pedro C. Face ao crescimento do mercado português em termos de volume e diversidade, não faz sentido diminuir o número de prémios, mas antes aumentar.
David C. É insólita a abolição de todas estas categorias por parte da direcção do festival. Se por um lado, compreendo que as limitações de recursos e o estrangulamento financeiro levem à compressão de determinadas modalidades do festival, por outro lado é um rude golpe aos criadores nacionais, jovens e consagrados, que estão a ser remetidos para o anonimato numa altura em que o cultivo da visibilidade da autoria nacional e a aposta na mesma é urgente. O sector cultural como um todo, pela sua precariedade recorrente foi logo a primeira esfera da sociedade a colapsar com os efeitos negativos da pandemia, e em específico a área da banda desenhada, que não possui tantas iniciativas a nível nacional com a envergadura e o prestígio do FIBD, tem-se ressentido também com este desaparecimento de novas oportunidades e iniciativas. Entre 2018 a 2020, temos assistido a uma expansão exponencial de novos autores portugueses a desenvolver trabalho muito promissor e inovador no nosso país, bem como autores estrangeiros com obra de grande relevância e autores lusos a produzir obra narrativa e gráfica no estrangeiro que em nada fica a dever à oferta internacional. Por isso apelo à reversão da vossa deci
Liliana M. Na minha opinião quantas mais categorias houver maior é a oportunidade de o público ficar mais atento à BD e os autores mais enquadradoa ficam.
Miguel M. Um dos sentidos da atribuição de prémios simbólicos é reconhecer o valor de certos trabalhos e incentivar a sua continuada produção. Outro é contribuir como argumento de promoção de uma obra. Como tal, é adequado que haja maior pluralidade de categorias, de modo a que mais produtores de obra se sintam motivados a trabalhar e com argumentos para promover as respetivas obras.
SÉRGIO M. É uma falta de consideração pelo trabalho não constar mais categorias (melhor arte, melhor argumento, entre outros prémios nacionais, tais como existiam nas edições anteriores) realizado na Banda Desenhada nacional, quer em termos de arte, como de escrita (argumento), e sobretudo de divulgação do que melhor se faz a nível nacional. É lamentável, ainda mais tendo em conta que não são prémios monetários, ou seja não há aqui um custo financeiro, e por isso mesmo é grave não haver mais galardões que premeiam o trabalho feito em Portugal.
Aires M. Respeitem os autores.
Boris E. Fim de reconhecimento artístico será o fim da arte e sem arte não há nem cultura nem a comercialização da mesma
Cláudio G. este momento é para manter ou aumentar o apoio às artes, não o contrário
Manuel O. Absurdo e sem sentido, choca-me que as proprias publicacoes e editoras permitam que tal ignorancia entre em vigor.
Ana . Valorizem os autores, sem os quais as obras, e em último caso as editoras, não existiriam
Hugo V. Criado na Amadora, frequentador do festival desde a adolescência.
Bruno C. Como leitor e visitante regular da Amadora BD, presto muita atenção a estes prémios e são uma forma de me ajudar a escolher compras que faço na própria feira. Como é óbvio, espero que se recuperem os prémios, pois a feira perderá parte do interesse sem eles!
Ricardo s. Obrigatório dar mais espaço para a destacar os novos talentos, dar motivação. Senao o amadoras continuará a sua curva descendente.
Roberto G. Sem aqueles que fazem BD não há BD.
Maria R. O Melo sugeriu, eu concordo e assino!
João F. Não faz sentido reduzir os premios para os autores. Não devia sequer ser uma questão a ponderar quanto mais a cancelar.
Domingo S. Os autores são criadores e tem que ser respeitados !!!
Diana D. Os prémios não devem deixar categorias importantes de lado. O humor é importante e a existência de um prémios é um incentivo à que se continue a criar. O argumento é a histórias são uma parte muito importante de BD sem eles não compraria BD de todo.
Carlos L. Concordo por inteiro com a sumarização dos argumentos descritos na petição. Muito mais haveria a dizer em termos de feedback construtivo, com o intuito de manter o Amadora BD como um evento cultural de referência da BD em Portugal. Obrigado
Nuno D. Vergonha, é como se num concurso de escultura só existissem prémios para a massa de modelar.

Assinaram a petição
351 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição