Queremos um pedido desculpas público a toda a comunidade autista!

Para: Senhora Ministra da Saúde

Exma. senhora Ministra da Saúde

Creio que falo em nome da comunidade autista, que inclui quer os próprios autistas, quer os seus familiares e cuidadores, quando expresso que o uso do termo autista como adjetivo é ofensivo para todos nós. A senhora ocupa um cargo que deve representar todos. Não só os serviços de saúde como os seus utentes.
Desta forma quando a senhora diz num canal de televisão que “O Governo não é autista” está a ofender toda a comunidade autista e a dar um péssimo exemplo de desrespeito pela saúde mental, pela deficiência e em particular por todos aqueles que pertencem à família do autismo. O exemplo vem de cima e quando uma Ministra da Saúde usa esses termos perpetua o estigma que a sociedade já tem deste transtorno e outros no âmbito da saúde mental.~

Tive conhecimento do pedido de desculpas que enviou de forma particular à colunista com autismo que publicou um artigo no Jornal “O Público” sobre este assunto. Contudo consideramos que não fez um pedido de desculpas à Comunidade Autista. Não se faz um pedido de desculpa a ninguém, imputando ao outro a responsabilidade de um erro, no caso, de uma má interpretação das suas palavras. Não fomos nós que tivemos má conduta!

Desta forma e tendo em conta o cargo que a senhora ocupa seria digno dar o exemplo de reconhecimento do erro e vir a público apresentar o seu pedido de desculpas à comunidade autista. Pois uma vez que também o uso do termo Autismo como adjetivo foi feito em público num canal da comunicação social, se quer fazer as suas desculpas à comunidade autista, esta sentir-se-ia muito mais respeitada se a Senhora apresentasse um pedido de desculpas formal a toda a Comunidade, demonstraria a dignidade que todos esperamos da pessoa que ocupa o cargo da Ministra. Pois muitos de nós não nos conformamos com um pedido de desculpas particular, quando a ofensa foi a uma enorme comunidade.

Esta petição foi criada em 04 outubro 2020