Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Alteração de parqueamento exclusivo a moradores na zona comercial de Alvalade para parqueamento partilhado no horário das 9:00 às 19:00

Para: Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Lisboa

No passado dia 7 de Setembro, os comerciantes de Alvalade foram confrontados com uma situação decidida sem consulta prévia, por parte do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade e por iniciativa do próprio, de alteração do estacionamento em diversas ruas, nomeadamente a Rua Acácio de Paiva, a Rua José D' Ésaguy e parte da Rua Marquesa de Alorna. A alteração consistiu em, as ruas em questão, passarem a ter estacionamento exclusivo para residentes.

Esta decisão, teve por base, e afirmado pelo Sr. Presidente, “pressões por parte de alguns moradores”, ora tal medida nunca poderia ser tomada com base num único interesse e sem reunir com todas as partes envolvidas no problema. Até ao momento os comerciantes nunca foram ouvidos no processo da tomada desta decisão pela autarquia, facto confirmado por um elemento do PCP na Reunião Publica de Executivo da Junta de Freguesia de Alvalade, no dia 21 de Setembro.

Até ao momento e apesar de todos os esforços de nos juntarmos e falar com o Presidente não conseguimos demove-lo da decisão por si tomada, tendo como única resposta que “mais ruas irão sofrer as mesmas alterações”, não especificando quais nem datas.

A decisão de parqueamento exclusivo a moradores na zona comercial tem consequências drásticas porque dificulta o acesso:

- dos clientes aos estabelecimentos
- dos comerciantes aos seus estabelecimentos;
- dos fornecedores destes aos mesmos
estabelecimentos.
- de familiares e visitantes dos próprios moradores.

Para além disso, estas medidas vão ainda estrangular todas as ruas adjacentes de estacionamento livre deixando as ruas exclusivas a moradores com os lugares vazios dos que saem para trabalhar e não podem ser usados pela gente que trabalha, visita e compra em Alvalade (ver fotos em anexo).

Certos que este problema poderá ser resolvido para o bem de todos os residentes e agentes económicos com diversas actividades que caracterizam a dinâmica deste bairro, tão visitado e elogiado por outros cidadãos de Lisboa, acreditamos que a nosso proposta será bem acolhida, pois é, no nosso entender, a que é mais justa e equilibrada para todos.

Assim, propomos a suspensão imediata do estacionamento exclusivo a residentes na zona comercial de Alvalade nas ruas Acácio de Paiva e José D' Ésaguy e o estacionamento passe a ser partilhado com os comerciantes e todos os outros que aqui trabalham ou nos visitam, no horário das 9:00 às 19:00.


Com os melhores cumprimentos
Luis Miguel Costa
Ana Raquel Vasco
Isabel Ferreira
Isabel
Margarida Coelho
Joao Ramada
Ana Paula Pereira

Lisboa, 3 de Outubro de 2020.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
177 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.