Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PELO FIM DA PRECARIEDADE DOS PSICÓLOGOS ESCOLARES PORTUGUESES

Para: Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Ministro da Educação e da Ciência

Aos psicólogos escolares em Portugal, profissionais imprescindíveis nas práticas educativas, estão a ser negados o trabalho com direitos há mais de década e meia. Desde 1997 que não há concursos de acesso à carreira, levando a que, em 16 anos, os psicólogos escolares só conheçam a precariedade, com contratos temporários, a recibos verdes e com o desemprego sempre à vista.

É tempo de mudar! Nem o economicismo justifica a política de “usa e descarta”, que lança todos os anos 2 a 3 centenas de psicólogos no desemprego, apenas para lhes poder continuar a chamar “necessidades temporárias” e, assim, ter mão de obra barata.

Os psicólogos escolares previnem, direta e indiretamente, o insucesso escolar, o abandono, a indisciplina e problemas de desenvolvimento! Os psicólogos escolares são, simultaneamente, por um lado, os técnicos mais solicitados pelas escolas e, por outro, considerados necessidades temporárias há 16 anos.

Exigimos:
(1) O cumprimento da legislação vigente;
(2) O reconhecimento dos psicólogos escolares como necessidades permanentes nas escolas;
(3) A abertura de um concurso extraordinário para acesso à carreira, corrigindo o défice desde 1997;
(4) O fim da colocação por contratação de escola e de todas as injustiças que comporta;
(5) O direito para todos os alunos e comunidade educativa de beneficiarem de serviços de psicologia de qualidade, apenas alcançável com contratações estáveis e viáveis, com rácios entre 1/400 e 1/800 psicólogo por alunos, muito aquém da realidade verificada com as contratações atuais.

Exigimos o fim da precariedade e do desrespeito pelo nosso trabalho; exigimos o direito ao exercício profissional de qualidade, com postos de trabalho que correspondam ao que somos e se tem vindo a provar: elementos essenciais e permanentes das escolas, das comunidades educativas!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.802 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.