Petição A FAVOR da presença de Sócrates na RTP

Para: Assembleia da República

Somos um grupo de cidadãos que constatam que a quantidade de reacções que têm havido em relação á presença do Engº José Sócrates como comentador da RTP demonstram que ele marcou a vida política portuguesa dos últimos anos .

O balanço da sua governação, positivo ou negativo, depende da avaliação de cada um e do que valoriza em cada prato da balança , houve atitude , obra feita , houve erros mas também muitos benefícios .

Mas acima de tudo vivendo nós num estado democrático e de direito há um principio fundamental basilar desse mesmo Estado :

O Principio do contraditório , o princípio da defesa quer do bom nome quer das opções tomadas.

E face aos ataques que têm sido feitos, nomeadamente por este Governo encontrando um " bode expiatório " para encobrir todo o seu falhanço, e a ausência atroz de contraditório que reponha a verdade dos factos ( o que significa reconhecer os erros que foram feitos mas também os benefícios nos vários domínios que foram alcançados ) defendemos que é de todo o direito e interesse que o principal visado tenha a oportunidade de se defender.

Acreditamos que vivemos num Estado Democrático, cujos valores devem ser defendidos e praticados, e em verdadeira Democracia e Liberdade a afirmação de Voltaire é mais actual que nunca "Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la." Por tudo isto nós somos A FAVOR da presença de Sócrates na RTP.

Esta petição foi criada em 21 Março 2013
7.615 Pessoas