Petição Pela continuidade do programa Câmara Clara em Canal Público Aberto de Televisão

Para: Assembleia da República

O programa Câmara Clara - programa semanal de entrevistas e reflexão acerca do universo de criação intelectual, linguística, artística e de produção cultural – tem vindo, ao longo dos últimos seis anos e meio de emissões, a marcar positiva e indelevelmente o panorama audiovisual do universo de falantes da língua portuguesa, distinguindo-se não exclusivamente pela sua capacidade de nos informar – espectadores - mas, e acima de tudo, pela capacidade de criar em nós – espectadores - o compromisso com a reflexão acerca de questões concomitantemente ligadas ao nosso universo humano.

O âmago do programa, e a sua mais-valia, sempre foi o dar espaço à discussão plural de ideologias, convocando-nos – espectadores - a uma reflexão semanal sobre a sociedade e o nosso papel na preservação de identidades, construções filosóficas, espaços de partilha e manifestações artísticas, crenças, patrimónios, horizontes de pensamento, línguas e heranças linguísticas.

Mais do que um programa de divulgação cultural, mais do que uma agenda cultural ou de entertenimento, o programa Câmara Clara assumiu-se como um espaço de análise, reflexão, debate e procura de convergências, colocando-nos a nós – retesamos nós, espectadores - perante nós mesmos, perante o outro, imersos no nosso universo de criação e inundados pelo universo criativo que herdamos, que partilhamos, em que nos movemos.

Por este motivo entendemos que devem ser públicos os argumentos e critérios que estiveram na base da tomada de decisão pelo fim das emissões deste programa. Sejam eles de índole política, financeira ou ideológica, é urgente reclamar - enquanto espectadores – pela clareza dos critérios de informação e reflectir sobre o paradigma do serviço público: a quem cabe julgar pela programação ou eliminação de um programa? Onde ficamos nós – espectadores - contribuintes, pagadores legados ao gosto dos outros, ao critério dos outros, ao crivo de informação dos outros sem que possamos - nós mesmo, espectadores - reivindicar uma grelha de programação que assegure a preservação de valores de língua, património, ideologia, pensamento, crença religiosa e educação.

São estes os motivos que movem esta petição pública que pretende reivindicar o nosso espaço de espectadores e assegurar a continuidade da emissão do programa Câmara Clara em canal público aberto. Não nos move a política, move-nos a preservação da educação. É urgente assegurar os espaços públicos de reflexão porque a televisão, pública e privada, tem essa obrigação: a de nos educar – a nós, espectadores – e envolver na criação de uma sociedade de conhecimento forte onde a língua portuguesa é o centro e a convergência.

A todos os que se identifiquem com os desígnios da educação e da preservação da língua portuguesa, muito agradecemos que assinem esta petição e ajudem-nos nesta tarefa de não comprometer as gerações vindas e vindoiras com um serviço público desclassificado, inócuo e propagandista. A língua portuguesa somos nós.

Esta petição foi criada em 03 Dezembro 2012
3.807 Pessoas