Petição Permanência da Drª.Graça Gonçalves Pereira no cargo de Cônsul Geral de Portugal em Maputo, Moçambique

Para: Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros

Tendo em conta a difícil conjuntura sócioeconómica que tomou conta de Portugal e o crescente fluxo migratório de portugueses com destino a Moçambique em busca de novas oportunidades, o ano de 2012 assume-se como um marco estratégico para o fortalecimento e sedimentação das relações existentes entre Portugal-Moçambique e Moçambique-Portugal.

Nesse sentido, é essencial e assume cada vez maior relevância o papel desempenhado pelos representantes da diplomacia portuguesa em território Moçambicano, não só na afirmação e reforço de uma cooperação cada vez mais permanente, mas também no investimento de uma cooperação activa que transforme retórica em práticas e atitudes.

Desde Setembro de 2008 que o cargo de Cônsul Geral de Portugal em Maputo tem vindo a ser exercido, de forma exemplar e ímpar, pela Diplomata Drª. Graça Gonçalves Pereira.

Aceite desde o primeiro dia pela comunidade portuguesa e lusodescendente, que se lhe rendeu de imediato, não só pela naturalidade, proximidade e facilidade no trato, mas também pelo sentimento de partilha, de diálogo e vontade de união, a Drª. Graça Gonçalves Pereira tem vindo a desenvolver um intenso trabalho na defesa dos interesses desta comunidade e na promoção da imagem de Portugal, especialmente no campo da divulgação cultural e da língua portuguesa e no fortalecimento das relações bilaterais, representando Portugal de forma exemplar junto das autoridades e entidades moçambicanas e junto das mais altas instâncias nacionais e internacionais.

Reconhece-lhe a comunidade portuguesa e lusodescendente, uma capacidade de trabalho invulgar, uma força mobilizadora sem precedentes, uma atitude construtiva e de proximidade activa junto da comunidade que lhe valeu o feito de ter conseguido unir uma comunidade que andava algo dispersa e denunida.

Reconhece-lhe a comunidade moçambicana, uma atitude construtiva nos seus propósitos, uma vertente solidária para com os mais desfavorecidos, um propósito firme e bem sucedido da união das comunidades e intersecção das culturas moçambicana e portuguesa.

Por todos esses motivos e nunca pretendendo lançar suspeita ou colocar em causa as competências profissionais e pessoais de quem porventura lhe vier a suceder, nós abaixo-assinados, solicitamos a Vossas Excelências que decidam pela manutenção da Drª Graça Gonçalves Pereira no cargo que presentemente ocupa como Cônsul Geral de Portugal no Consulado Geral de Portugal em Maputo.

Esta petição foi criada em 13 Maio 2012