Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Permanência da Drª.Graça Gonçalves Pereira no cargo de Cônsul Geral de Portugal em Maputo, Moçambique

Para: Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros

Tendo em conta a difícil conjuntura sócioeconómica que tomou conta de Portugal e o crescente fluxo migratório de portugueses com destino a Moçambique em busca de novas oportunidades, o ano de 2012 assume-se como um marco estratégico para o fortalecimento e sedimentação das relações existentes entre Portugal-Moçambique e Moçambique-Portugal.

Nesse sentido, é essencial e assume cada vez maior relevância o papel desempenhado pelos representantes da diplomacia portuguesa em território Moçambicano, não só na afirmação e reforço de uma cooperação cada vez mais permanente, mas também no investimento de uma cooperação activa que transforme retórica em práticas e atitudes.

Desde Setembro de 2008 que o cargo de Cônsul Geral de Portugal em Maputo tem vindo a ser exercido, de forma exemplar e ímpar, pela Diplomata Drª. Graça Gonçalves Pereira.

Aceite desde o primeiro dia pela comunidade portuguesa e lusodescendente, que se lhe rendeu de imediato, não só pela naturalidade, proximidade e facilidade no trato, mas também pelo sentimento de partilha, de diálogo e vontade de união, a Drª. Graça Gonçalves Pereira tem vindo a desenvolver um intenso trabalho na defesa dos interesses desta comunidade e na promoção da imagem de Portugal, especialmente no campo da divulgação cultural e da língua portuguesa e no fortalecimento das relações bilaterais, representando Portugal de forma exemplar junto das autoridades e entidades moçambicanas e junto das mais altas instâncias nacionais e internacionais.

Reconhece-lhe a comunidade portuguesa e lusodescendente, uma capacidade de trabalho invulgar, uma força mobilizadora sem precedentes, uma atitude construtiva e de proximidade activa junto da comunidade que lhe valeu o feito de ter conseguido unir uma comunidade que andava algo dispersa e denunida.

Reconhece-lhe a comunidade moçambicana, uma atitude construtiva nos seus propósitos, uma vertente solidária para com os mais desfavorecidos, um propósito firme e bem sucedido da união das comunidades e intersecção das culturas moçambicana e portuguesa.

Por todos esses motivos e nunca pretendendo lançar suspeita ou colocar em causa as competências profissionais e pessoais de quem porventura lhe vier a suceder, nós abaixo-assinados, solicitamos a Vossas Excelências que decidam pela manutenção da Drª Graça Gonçalves Pereira no cargo que presentemente ocupa como Cônsul Geral de Portugal no Consulado Geral de Portugal em Maputo.





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
251 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.