Petição Redução do transporte fluvial entre Seixal e Lisboa.
Para: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Abaixo assinado
Exmo. Srº Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
A Administração da Transtejo decidiu reduzir a oferta na ligação do transporte fluvial entre Seixal e Lisboa, retirando um barco na circulação da manhã, isto é, cortando três carreiras no sentido Seixal/Lisboa e duas no sentido Lisboa/Seixal. A decisão tomada por esta empresa do Sector Empresarial do Estado (e por isso tutelada pelo Governo ) resulta das orientações Governamentais que impõem a redução de 15% nos custos globais destas Empresas.
As alterações introduzidas com a retirada de tais carreiras, 07h15, 08h00 e 08h45, com partida do Seixal e às 07h45 e 08h25 do Cais do Sodré, aumentando os intervalos entre frequências, são tanto mais incompreensíveis e injustas quanto ocorrem precisamente no chamado período de “hora de ponta” das deslocações de quem trabalha e estuda na Área Metropolitana de Lisboa.
Estas alterações entraram em vigor no passado dia 1 de Janeiro, exactamente no mesmo dia em que os Utentes viram agravados significativamente os custos com os transportes, designadamente do Passe Social Intermodal.
O Governo aumenta as tarifas, diminui a oferta num Operador Público que está inserido no sistema do Passe Social, empurrando os Utentes para a Fertagus, Operador Privado, que não aceita o Passe Social, penalizando ainda mais as Populações da Margem Sul.
Por outro lado, ao restringir o direito e a necessidade à mobilidade das populações nos transportes públicos, cortando na oferta deste importante serviço público, cujos preços deveriam ser atractivos e socialmente justos, contradiz as campanhas que visam a mobilidade sustentada na A.M.L, ou seja, a diminuição do uso do transporte individual com todos os custos energéticos e ambientais associados.
É neste contexto que os abaixo assinados exigem do Governo, especialmente de V. Exª, enquanto responsável pelo Ministério que tutela a Transtejo, que intervenha no sentido da reposição das carreiras retiradas.