Petição para o alargamento do prazo de entrega da Dissertação de Mestrado em Arquitectura, FAUP

Para: Conselho Cientifico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Pedido para alargamento do prazo de entrega da Dissertação de Mestrado em Arquitectura, FAUP

Ao Conselho Científico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Nós, abaixo-assinados, vimos por este meio solicitar a alteração dos prazos de entrega das Provas de Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura.
De acordo com o plano de estudos vigente a Prova de Dissertação está inserida no programa do 5º ano, enquanto disciplina do tronco comum. Contudo, e de acordo com os prazos estipulados no regulamento, a entrega, no dito prazo normal, é até 30 de Junho, o que significa a entrega e aprovação do plano de estudos até 31 de Março.

Os alunos do 5º ano, no primeiro semestre, têm de efectuar três disciplinas anuais do tronco comum para além das duas semestrais, bem como iniciar a pesquisa para a dissertação no sentido de elaborar o plano de estudos. Apesar do seu carácter provisório, este deve ser entregue até ao final de Março, explicitando as motivações pessoais, bem como os objectivos e o método a ser desenvolvido. Isto significa já um desenvolvimento e estruturação da mesma no sentido de ser assinado pelo orientador e aceite pelo conselho científico.

Para além de sentirmos que o prazo da entrega do plano de estudos, na época normal, é muito próximo do culminar das disciplinas semestrais, havendo pouco tempo para o mesmo, também nos parece audaz acreditar que é possível efectuar uma prova de dissertação em apenas 90 dias, tendo em conta que nesse mesmo período de tempo continuamos a ter três disciplinas anuais do tronco comum do curso.

Nos anos anteriores os alunos que efectuavam a prova final tinham um ano lectivo para efectuar seminário ou estágio e a prova de licenciatura, sendo que o seminário ou estágio ocupava apenas o primeiro semestre. Isto significa que, para além de ser uma prova de mestrado em vez de licenciatura, com um grau de exigência semelhante, temos apenas noventa dias para a concretizar, e esse tempo não é única e exclusivamente dedicado à mesma.
Ainda de acordo com o regulamento da prova sabemos que a faculdade nos garante um prazo alternativo numa época especial. Porém esse prazo significa entregar a prova até 31 de Agosto, o que pressupõem a entrega do plano de estudo até 31 de Maio.
De acordo com ambos os prazos, o aluno que entregar, ora a prova na época normal - até 30 de Junho -, ora o plano de estudos na época especial - até 31 de Maio -, não tem efectivamente as disciplinas do 5º ano concluídas. Por outro lado, os alunos que beneficiaram do programa de mobilidade Erasmus não têm a possibilidade de terminar o curso este ano, devido às datas vigentes.

Desta forma o que propomos é o alargamento do prazo referente à época especial, podendo os alunos entregar a prova de dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura até dia 30 de Setembro de 2010, e não implicando isso o pagamento de mais um ano de propinas. Isto significaria também que a entrega e aprovação do plano de estudos seria efectuada até dia 30 de Junho de 2010.

Pretendemos assim com este pedido que a qualidade do nosso trabalho, nomeadamente da dissertação – que é, no fundo, trabalho também da faculdade - não seja afectada pelo facto de ter sido realizada em simultâneo com as restantes cadeiras de tronco comum referentes ao 5º ano.

Porto, 10 de Março de 2010

Esta petição foi criada em 10 Março 2010