Petição contra a construção da mini-hídrica no rio Mondego

Para: Assembleia da República

A Plataforma MONDEGO VIVO, contra a construção da Mini-Hídrica no Rio Mondego, os Municípios de Penacova, Vila Nova de Poiares e Coimbra, as Juntas de Freguesia de Lorvão, Penacova, Torres do Mondego e Santa Maria de Arrifana, a Confraria da Lampreia de Penacova, as Empresas de Canoagem e de Animação Turística, as Associações Ambientalistas Quercus, LPN, AMA, as várias Colectividades, os Restaurantes e os cidadãos abaixo assinados, vem junto de V. Exas., (no exercício do direito de petição constitucionalmente consagrado e com base na Lei nº 43/90, de 10/08, alterada pela Lei nº 6/93, de 01/03, pela Lei nº 15/03, de 04/06 e pela Lei nº 45/07, de 24/08), dirigir a presente petição, com os objectivos que aqui destacamos:

1- Que se cancele imediatamente o projecto de construção da Mini-Hídrica no Rio Mondego, a montante do Açude-Ponte de Coimbra, intransponível obstáculo não só para os peixes migradores, como também para o desenvolvimento económico (turístico, gastronómico, etc.) desta região;

2- Se trave a progressiva degradação deste ecossistema e se preserve a sua unidade e continuidade biológicas, onde coexistem espécies florísticas e faunísticas autóctones, muitas delas endémicas do nosso País;

3- Se defendam as espécies piscícolas deste curso de água, tais como a lampreia, a enguia e o sável, que com a rectificação da escada de peixe, se espera possam voltar ao rio Mondego e seus afluentes a montante do Açude-Ponte, para desovar e prosseguir o seu ciclo de vida.

Esta petição foi criada em 01 Junho 2011
1.456 Pessoas