Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: EM DEFESA DO CINEMA S. GERALDO (BRAGA) - A DEMOLIÇÃO NÃO É ALTERNATIVA!, para Presidente da República Portuguesa, Assembleia da República, Governo, Câmara Municipal de Braga, Assembleia Municipal de Braga, Arquidiocese de Braga, agentes culturais de Braga e região, cidadãos em geral

Nome Comentário
Ana P. Concordo com a petição
Álvaro T. A destruição que fizeram naquela zona histórica e cercanias de Braga para a preencher com centros comerciais fúteis, destruindo tudo o que lá existia com história, não deixa antever bons augúrios para o S.Geraldo já que as autoridades que dominaram e dominam a cidade foram sempre "lubrificadas" para a destruição do património.
José C. O património é um dos pilares fundamentais para a preservação da identidade de uma cidade. Ninguém duvida, pois não? Os bracarenses devem fazer o possível para manter este espaço afeto ao Cinema. Claro que não é fácil, pois, segundo o 'Público' de 31 de março passado, 'a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) deu parecer favorável à execução do projecto de transformação do antigo cinema S. Geraldo, em Braga, num espaço comercial e num hotel. O projecto apresentado em Fevereiro passado pela Diocese de Braga, proprietária do espaço, não mereceu qualquer reparo da parte dos técnicos do património. A única condicionante à sua execução é que haja um acompanhamento arqueológico da obra.' Se esta decisão for irreversível, pouco haverá a fazer. Mas (digo eu) se o edifício for classificado como imóvel de interesse municipal (consultar o link http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/classificacao-de-bens-imoveis-e-fixacao-de-zep/ pode ser que ainda se possa salvar. Porque não criar aí uma sala para exibição em 3D e 4D como as de Gaia e Almada? É uma aposta da NOS Cinemas e poderia ser também uma aposta da cidade, que traria mais vida ao Centro Histórico.
João R. Entrei nesta sala pela primeira vez no dia 20 de maio de 1972, desde então frequentei-a com muita regularidade e é um espaço que muito gosto.
Maria N. De muitos modos, por certo, se poderia fazer do velho S. Geraido algo de útil para a cidade.Comida? Mais?
maria s. CULTURA SEMPRE
Mário C. É preciso preservar o património. Sendo ele uma referência cultural em Braga, é preciso melhorar e manter.. a bem da população local e dos portugueses.
Armindo C. Pela preservação dos valores culturais, identidade de um povo.
Mário L. O S. Geraldo faz parte da história e do património cultural de Braga.
Nuno G. Sala de espectáculos e mercado de restauração
Nariz F. Não à demolição do S Geraldo.
Francisco L. O projecto não tem sentido algum. Destrói uma mais valia existente o cinema para o substituir pela vulgar praça da alimentação.
Fernando F. Não à demolição
Maria C. Concordo plenamente. Chega de destruição do nosso passado arquitetónico, das raízes culturais, donde viemos, por onde passamos para cá chegar, etc.
Ermelinda C. Enorme disparate o que lhe querem fazer.
Alice C. Uma casa sem memória é apenas um conjunto de paredes, um espaço vazio, uma cidade sem memória perde a sua essência e identidade, é preciso valorizar e preservar o património deixando-o disponível para que nele existam momentos de troca, novas apropriações, traze-lo para os nossos dias.
José R. Apesar de ser de Guimarães trabalhei durante vários anos em Braga onde criei muitas amizades e saudades de Braga.
Dario S. Nãp preciso de mais "praças de alimentação"
Gaspar F. É um bom local para cinema e espectáculos, exposições, etc.
Jose T. Hoje, com 70 anos, digo que tenho saudade deste S. Geraldo, onde passei a minha juventude

Assinaram a petição
1 775 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição