Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Alargamento da Licença Parental Inicial - a iniciativa legislativa, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Rita J. .
Joana T. A OMS recomenda 6 meses de amamentação exclusiva, nós mães que trabalhamos, apenas temos licença de no máximo de 150 dias pagos a 80%, sendo que temos que iniciar a alimentação aos 4 meses, para que quando comecemos a trabalhar os nossos bebés já se alimentem sem estamos por perto durante 5 horas no mínimo, em que também temos o tempo de deslocação até à nossa residência que por vezes é 30 minutos..E que por vezes esse valor não é o suficiente para mantermos a família.. Ora vejamos por exemplo no meu caso estou a receber 80%, cerca de 500 euros nem isso, a minha renda de casa são 300 € tenho dois filhos para manter, o meu namorado está desempregado com isto tudo do covid não lhe renovaram o contrato, despesas de luz que rondam os 50 /60 euros mais a água (20 a 30 euros) mais gás, entre outros coisas mal chega para a comida..
Carla C. completamente a favor.
Joana J. Eu no momento em licença de maternidade amamentar o meu bebê Sinto obrigada a deixar de o fazer é como se fosse um crime aliás devia ser!
PATRÍCIA M. Ótima iniciativa
Cristina L. Fundamental lutar pelos direitos de parentalidade num mundo tão competitivo que parece negligenciar a importância dos laços afetivos entre a mãe e o bebé que, nestes primeiros anos, são tão importantes e a amamentação contribui de forma exponencial para essa ligação.
Ana B. E descer a idade da reforma da mulher, cujo corpo se desgasta mais
Ilídio M. Concordo plenamente
Ana B. É imperativo alterar esta situação... por todos os motivos biopsicossociais não só da mãe mas acima de tudo do bebé.
Ana S. Concordo com o alargamento da licença de maternidade para os 6 meses...devido as mães darem a amamentação até aos 6 meses
Tânia D. O leite materno é muito importante para o bébé. 4 ou 5 meses é cedo para a mãe deixar o bebé aos cuidados de outros.
Cristina R. As crianças precisam de estar com os pais na fase inicial da sua vida
Vera B. Eu assino pelo alargamento da licença de maternidade para 6 meses a 100%
Sara M. *
Maria d. As crianças recém nascidas precisam muito do contacto e apoio da mãe. Não existem creches com condições para dar resposta
Maria b. Incentivar a natalidade
Joselene T. É muito importante apoiar este tipo de iniciativa. Todas as mães merecem no mínimo 6 meses com o seu recém nascido. Não só pela amamentação, porque muitas não conseguem, infelizmente, mas também pelo laço formado durante esta altura. A saúde mental é essencial também.
Andreia a. E importante
Marta A. É extremamente incongruente que a OMS recomende amamentação exclusiva até aos 6 meses e que a licença de maternidade seja paga a 100% apenas até aos 4meses. De referir que mesmo após os 6meses a o bebé precisa de tempo para fazer uma introdução alimentar adequada.
Ana O. Faz todo o sentido .

Assinaram a petição
21 684 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição