Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta por um investimento urgente em Ciência em Portugal, para Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Exmo. Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior

Nome Comentário
Jorge B. É imperativo o financiamento dos projectos para podermos continuar a fazer ciência.!
André S. Investigador Auxiliar, LAQV-REQUIMTE, FCUP
Carolina C. Como jovem a dar os primeiros passos na área da investigação, o investimento adequado em ciência é essencial para que me seja possível perspectivar uma carreira no meu país como gostaria, mas que tenho dúvidas se será possível.
JCarlos F. Mais valor à investigação
Paulo N. Cientista em infertilidade no Instituto Gulbenkian de Ciência e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Ana S. Temos excelentes cientistas. Muitos trabalham no estrangeiro e outros acabam por aceitar condições precárias no seu país ou desistir. Há que apoiar a área de investigação e ciência
Paulo D. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Adriana C. Sou apenas uma estudante de mestrado a elaborar a sua tese e que está a iniciar a carreira científica, no entanto muito reticente quanto ao futuro da ciência em Portugal, que gostaria que fosse o meu, mas nuns moldes mais positivos e que valorizem mais este trabalho tão importante!
Mathias W. Estudante de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
Sílvia P. Sou bolseira de pós-doutoramento com bolsa a terminar em fevereiro de 2021. Não me foi permitido candidatar ao CEEC 3a edição a investigador Júnior pois, não era elegível por 2 dias e não foi contabilizado o tempo por licença de maternidade. Não tive aprovação nos projetos FCT nem nenhum dos meus colegas, logo nenhum de nós se vai poder contratar. Para além de tudo isto, como bolseira não há direito a subsídio de desempenho. A suposta carreira de investigação não existe nem são criadas condições para quem quer trabalhar na ciência.
Sónia B. Ainda recentemente é referido que o conhecimento científico será o motor fundamental para a recuperação económica de Portugal na crise provocada pela pandemia. Tendo isso em mente, a ciência precisa de financiamento que dignifique a ciência. Não podemos continuar a ser eternos bolseiros sem direito ao sistema de segurança social bem como ao subsídio de desemprego, ou subsídios de férias entre outros direitos dos demais trabalhadores e ainda verificar taxas de aprovação baixíssimas tanto no CEEC como no IC&DT.
Ulisses G. indispensável garantia de futuro
Sandra B. Não trabalho em ciências, mas sou mãe de uma investigadora.
Raquel X. A situação da ciência e cientistas em Portugal é desastrosa. De tal maneira que mesmo quem tem projectos ou contrato de trabalho tem apenas um ou dois anos de alívio para rapidamente ter outra vez a corda ao pescoço. Avaliaçoes sim! Meritocracia sim! Mas com orçamentos que dignifiquem a ciência e não que tornem todo os sucessivos processos de avaliação e suas aprovações aleatórias.
Elza F. CIIMAR Universidade do Porto
César G. Para que nos aproximemos dos restantes países membros da UE.
Margarida C. Como estudante de mestrado em Investigação Biomédica pretendo seguir investigação. Nada me deixaria mais feliz do que fazê-lo no meu país. No entanto, vejo-me quase obrigada a procurar alternativas no estrangeiro porque em Portugal, um país onde o governo enaltece a excelência científica, não se dá valor aos cientistas e tão pouco à ciência.
Claudia M. Depois de terminar o doutoramento, apenas consegui uma prestação de serviços (recibos verdes) porque o projecto não tem verba para contratar colaboradores!
Rafael F. não é preciso dizer mais nada.......
Nuno G. Força com os vossos direitos.

Assinaram a petição
8 524 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição