Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta por um investimento urgente em Ciência em Portugal, para Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Exmo. Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior

Nome Comentário
Marco A. Sou Investigador Auxiliar e coordeno uma equipa de 15 pessoas (investigadores em projetos financiados, estudantes doutoramento, mestrado e licenciatura). Sou Investigador Principal de vários projetos financiados, incluindo com a Indústria Farmacêutica; e inventor de 2 patentes. Ao ver apenas 1 Contrato financiado a nível nacional na área da Medicina Clínica e Básica, parece que a alternativa é Desistir. Andamos à deriva e assim não há a mínima chance de se fazer ciência de qualidade. Um contrato a nível inicial para Investigador Principal é RIDÍCULO. As taxas de sucesso dos projetos são uma afronta. Ninguém consegue compreender isto e algo tem de ser feito...
Rita R. Sou investigadora Júnior e tive 8,35 na minha avaliacao
Catarina P. Pertenço aos 92% sem contrato e aos 95% sem projeto. Trabalho em ciência há quase 20 anos e todos os anos acho que as coisas não podem piorar... Mas pioram!
António M. FCT Nova
Joao F. A distribuição de contratos neste concurso por posição (Júnior/Auxiliar/Principal/Coordenador) é profundamente desigual. Os lugares a concurso para Investigador Principal foram drasticamente reduzidos neste concurso. Não se percebe como é que uma classificação 9,1 numa área cientifica dá direito a contrato e classificação 9,4 noutra área não é condição para a obtenção de financiamento. O número de lugares a concurso anunciado (300) deve ser (obrigatoriamente) reforçado antes da homologação da lista final de contratos pelo Senhor Ministro da Ciência. Trata-se de uma correcção urgente numa altura muito difícil para todos.
Vera N. iMM, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Maria A. Presidente Associação Portuguesa de Antropologia Investigadora FLUL-UL
Márcia A. Mas já trabalhei. Deixei porque causa da vida precária.
Joana P. Por tudo o que é exposto e também pela necessidade absoluta de impor a qualidade e o rigor das avaliações.
Ricardo B. Se não investirmos na ciência seremos sempre um país de terceiro mundo. Deveria ser a nossa grande responsabilidade enquanto nação assegurar fundos para os nossos cientistas.
Hugo M. Lamentavelmente, o facto de não obter financiamento para a minha equipa, fará com que no próximo ano não tenha disponibilidade financeira para que a minha equipa possa terminar estudos tão relevantes como a identificação de novas terapias para a doença de Parkinson.

Assinaram a petição
8 524 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição