Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: ESTABELECIMENTO DE TEMPOS MÍNIMOS OBRIGATÓRIOS NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA, para Ministro da Educação, Secretário de Estado da Educação, Presidente da Assembleia da República e Líderes Parlamentares

Nome Comentário
Ana S. Mais uma vez, a disciplina de História parece ter sido desvalorizada,pois apesar do seu carácter humanista, em várias escolas do país houve uma diminuição do tempo de lecionação da mesma.
Alberto C. concordo
João S. Homens e Mulheres de letras, deviam substituir economistas e tecnocratas nas administrações das empresas, e nas chefias políticas.
Maria E. Como podemos despertar conciências cívicas, humanas se os nossos alunos não dispoem "tempo" para apreenderem, conhecerem, investigarem e opinarem sobre os conteúdos lecionados?
José F. Conhecer o passado garante a construçõa de um futuro mais promissor.
Marco R. Concordo
Carlos C. Acho bem
Teresa N. Há que difundir a nossa História, despertar os mais novos.
Maria S. Há anos que me escandalizo com a decisão de retirarem horas a História mantendo o mesmo programa. Atrevem-se ainda a fazer provas de aferição a nível nacional.
Paula D. A disciplina de História é fundamental na formação dos jovens.
Maria P. Como é possível que se dê tão pouca importância a uma disciplina fundamental para a formação de um cidadão?!
Jorge R. No Ensino Básico, 3.º ciclo, a disciplina de História, com os actuais programas, deveria ser contemplada com 3 tempos lectivos de 50m. No Ensino Secundário, dever-se-ão manter os actuais tempos lectivos.
Maria R. No E. Básico, 3.º Ciclo,a disciplina de História, com os actuais programas, deveria ser contemplada com 3 tempos tectivos de 50m.
Ana C. Concordo totalmente!
Maria F. "A História é mestra da vida". Minimizar o tempo letivo de uma disciplina de maior importância é um atentado à honestidade intelectual dos alunos, do ensino, da nacionalidade e do conhecimento universal. É cortar, literalmente, cortar a raiz da nossa origem cultural greco-latina.
Silvina F. A História deverá fazer sempre parte do currículo.
Maria G. A Disciplina de História tem vindo a perder "terreno"no currículo dos alunos.A História é uma disciplina essencial para a compreensão do mundo que nos rodeia.É inadmissível que tenhamos chegado a esta situação.Há que tomar medidas urgentes e dar à História o valor e a dignidade que ela merece.
CÁTIA . É importante conhecer as nossas origens,estudar o passado para compreender o presente e preparar o futuro!
vitor b. x
Gabriela C. A disciplina de História é muito importante para desenvolver a capacidade de análise social, política ..., de uma forma racional e crítica. Muitos jovens só têm história até ao 9º ano. A diminuição dos tempos letivos não permite o desenvolvimento dessa capacidade, quando a principal preocupação é cumprir programas. É urgente alterar esta situação se queremos formar jovens capazes de pensar bem. Ou será que isso não interessa?

Assinaram a petição
1.172 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição