Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: ESTABELECIMENTO DE TEMPOS MÍNIMOS OBRIGATÓRIOS NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA, para Ministro da Educação, Secretário de Estado da Educação, Presidente da Assembleia da República e Líderes Parlamentares

Nome Comentário
José . Deixar uma disciplinar basilar na formação individual e social, minimizar a noção de devir e esquecer todo o capital de experiências acumuladas pela Humanidade é imperdoável. Deixar essas decisões nas mãos de quem nem sequer tem uma noção do valor dessa cultura é irresponsável, senão mesmo criminoso.
Maria M. Justa e necessária.
Maria B. Isto que o ME faz é uma vergonha. A Inglês tb aconteceu. Turmas enormes, menos tempos letivos...como podem adquirir conhecimentos?
Maria S. É um grito de alma!
Isabel F. Este assunto é da maior importância para o desenvolvimento das competências de um cidadão ativo e zeloso.
Luís S. Mais do que um acto de inteligência, o pedir mais tempo letivo para uma melhor abordagem dos conteúdos (mais um de 50 minutos) na disciplina de História (3º Ciclo do Ensino Básico), julgo ser uma atitude cidadania, formadora dos diversos traços da cultura portuguesa ao longo dos tempos no espírito dos nossos futuros cidadãos, através do treino das diversas competências, com vista à concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Bárbara . Acho muito importante estabelecer horários mínimos na disciplina de História. É essencial termos consciência de como evoluíram as sociedades e aprender a não repetir erros do passado. Que os nossos alunos sejam bons cidadãos no futuro com o que aprendem nesta disciplina.
Goretti . Concordo com todas as sugestões.
Maria C. Nos últimos anos faço parte de um grupo de professores que, de forma reiterada, já apresentaram esta situação em sede de CP, nunca tendo os nossos argumentos encontrado apoio. Resta esperar que o número faça a diferença.
Luís V. Concordo a 100%, estamos a perder a Identidade Nacional.
Maria F. Haja de uma vez por todas uma reforma curricular que valorize nossa historia,nosso papel no mundo ao longo dos tempos,nossas tradicões...Por outro lado, diminui o número de turmas para cada docente de História ( como é possivel com 57 anos ter 9 turmas ou mais..Para tal, sö com um reajustamento dos tempos letivos semanais da História...
Maria . Vergonhoso o apagamento e manioulacao da História, levada a cabo pelas politicas socialistas, ao longo dos ultimos anos!
Luís . Inadmissível a redução da componente letiva da disciplina.
Inês S. É importante conhecer o passado, para que erros não se repitam, para que sucessos e orgulhoso sejam multiplicados mas, principalmente, que a Historia seja ensinada desapaixonada e sem ódios, como a matemática, porque factos são tão pragmáticos quanto números.
Maria a. Defendo o conhecimento dos alunos!
Ana M. A disciplina de História tem sido desprezada por aqueles que deviam ser os primeiros a dar-lhe valor, ou seja, os nossos governantes. Não se admirem se os cidadãos portugueses não se tornarem naquilo que estavam à espera.
Maria O. Se os nossos governantes refletissem um pouco na importância que a História tem na formação dos indivíduos, enquanto cidadãos e na formação da nossa consciência como Nação, dariam mais valor à História. Podiam também pensar nas palavras de Cervantes: "A História é émula do tempo, repositória dos factos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro."
FERNANDA V. Concordo com a petição
Maria L. Há que valorizar a disciplina que nos ensina o que é lutar pela Liberdade; a sermos cidadãos ativos ; a estimar a paz!
Marcia . A História deve ter mais tempos letivos, para termos um currículo mais rico.

Assinaram a petição
2.629 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição