Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição SIM À CONTINUIDADE DO FUNCIONAMENTO DA MATERNIDADE ALFREDO DA COSTA, para Assembleia da República; Ministro da Saúde; Primeiro Ministro; Presidente da República

Nome Comentário
João N. A MAC desde 1 de Março está juridicamente integrada no Grupo Hospitalar de Lisboa Central e como tal deve manter-se nele até ao dia em que o futuro Hospital de Todos os Santos absorva os Serviços dos vários hospitais do Grupo. Esse será o destino correcto da MAC. Doutro modo será a destruição de uma experiência de saber acumulada, resultante de casuísticas únicas, em número, qualidade e resultados.
Mari F. Nasci na MAC, por isso vê-la desaparecer é difícil
Inês N. Não se compreende a razão para fechar uma Instituição Públca como a MAC. Primeiro, devido à alta taxa de ocupação de todos os eus serviços bem como o "know how" de todos os seus profissais de saúde. A crise e a diminuição da despesa pública não pode e não deve ser pretexto para tudo.
Maria N. O prestigio da Maternidade e a necessidade de politicas de apoio `natalidade justificam plenamente a manutenção daquela unidade hospitalaar
Paula B. A MAC está mesmo no centro de Lisboa e quem já lá foi à urgência sabe que o atendimento não é rápido contudo essas grávidas irão para Loures ou para o São Francisco que Xavier (onde já tive uma experiência de maternidade...) que é um serviço Optimo de atendimento.. ou seja vão sobrecarregá-lo! Sou utente da MAC no momento e nunca tive queixas em relação a atendimentos antes pelo contrário só tenho a dizer bem... mas em vez de fecharem o edificio porque não o modernizar e transformar os quartos de 8 e 6 camas em quartos de 1 ou 2 camas como está feito no São Francisco Xavier? É que as pessoas mudam de hospitais por vezes porque também não são parvas e não se admite quartos de 8 camas nos dias de hoje (desculpem lá, mas as grávidas não devem ser tratadas como máquinas em linha de montagem...) Fechar a MAC acho que é um erro, pois mas do que tudo é uma excelente maternidade mesmo no centro de Lisboa coisa que os outros não são! Deixar o edificio sem o modernizar é pura parvoíce.
José D. É fácil governar guiado exclusivamente por critérios economicistas e utilitaristas sem levar em conta que há muitas realidades cuja avaliação não se fica por critérios de custo/benefício. Há benefícios cuja medida nada tem a ver com isso. Para além do mais respeitem as memórias de várias gerações oriundas de Lisboa. Tenhamos juízo e vamos correr com esta gente que ora nos governa e que tem como objectivo primeiro e, até agora, único, empobrecer-nos até ao tutano.
Joaquim B. por um futuro melhor
Dimas P. Pela defesa da excelência do SNS. Acabar com as unidades de topo não faz sentido. Não é apenas uma maternidade mas uma escola de formação de novos profissionais na área da saúde e um local de investigação de reputação internacional.
vera m. É inadmissivel fechar uma unidade de saude que dá apoio a tantas maes...como quer Portugal aumentar em população????'
Carla A. É triste ver um lugar com tantos anos de história, onde eu propriamente já fui prestadora de serviços do Banco de Leite Humano, fechar as portas. Indignação é a palavra.
Esmeralda P. É impensável assistir-se á ruina do que se construiu ao longo de decadas, sem falar no prejuizo mais uma vez para a população assitida mães e bebés.
Maria S. a MAC tem de continuar !!!
MARIA A. A política é a favor ou contra o rejuvenescimento da população? Quem há-de sustentar Portugal no futuro. Isto é uma ignomínia!
Gerusa M. Sou enfermeira Obstetra em Brasilia - Brasil, ja ministrei palestra na MAC e recebi 3 enfermeiras da MAC na minha casa, para conhecer a casa de parto onde era diretora. Nada justifica fechar a MAC. Referencia em Portugal, com os melhores profissionais no atendimento materno infantil faz arte da história de Lisboa a das mulheres e bebês. Que haja uma nova reflexão e que encontrei outra saida para a crise e NÃO o fechar a própria história do nasciemnto em Lisboa. Isso seria queimar a nossa existência....
Rui L. Uma instituição formada de excelentes profissionais, dedicados, atenciosos e sempre dispostos a ajudar.
Jose R. Como é possivel os governantes de um País com o nosso ponderarem fechar a MAIOR E MELHOR MATERNIDADE DO PAÍS E DAS MELHORES DA EUROPA? São só negociatas por baixo do pano
Vanda A. Eu (1973) e o meu filho (2010) nascemos na MAC e NÃO QUEREMOS MESMO que a MAC feche as portas!!!! A MAC é uma referência muito importante para todas as parturientes e, para todos os pais e, filhos e famílias e, e, e.....por aí fora. É MUITO IMPORTANTE EXISTIR A MAC, não fechem por favor, nós mulheres precisamos de pessoas eficientes e serviços eficientes para ter os nossos filhos!
Sara H. Não tirem tudo aos portugueses. Não destruam as equipas com tão bons profissionais de saude.
Ana M. Porque é a maior maternidade do país e eu tive lá as minhas filhas, o meu marido nasceu lá.
Francisco R. Podem reduzir as áreas de actividade profissional da Maternidade, ampliando as áreas de actividade cultural, com conferências, mesas redondas, lançamento de obras literárias/cientificas. Tudo isso é necessário e pode ser concentrado num estabelecimento público localizado num local central da cidade. Não acabem com uma Instituição tão importantecomo essa Maternidade: ainda a vendem aos chineses!!!! Que saberão, de resto, dar-lhe boa utilidade, pois são, normalmente, mais inteligentes (têm mais 3000 anos de história escrita que os portugueses!!!!!

Assinaram a petição
5 555 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição