Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Forte de Peniche - Defesa da memória, resistência e luta, para Governo de Portugal

Nome Comentário
MÁRIO R. ESTE FORTE TEM DE CONTINUAR A SER GERIDO PELO ESTADO, COMO UM SÍMBOLO DA RESISTÊNCIA AO REGIME FASCISTA.
Rui M. A memória de um povo deve e tem de ser preservada. Em nome de interesses especulativos não se pode obliterar a memória dos que deram a sua vida contra o fascismo, sob diversas bandeiras.
Maria C. É um atentado à democracia se for preciso vamos todos a Peniche travar este crime contra o povo e se for preciso enforcar o presidente da Câmara em defesa da memória de quem lá esteve encarcerado.
JOSÉ A. NA DEFESA DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO DA LUTA ANTI FASCISTA
Adilo C. Respwitem a memória histórica. Tem milhares de anos de cárcere, nomeadamente da luta contra o fascismo.
Maria M. O País não precisa apenas de hotéis e restaurantes. O País precisa principalmente de conhecer a sua história, que os vindouros a conheçam e a mesma não se repita. Ali deve ser feito um Museu que sirva também de homenagem aos que ali sofreram e morreram pêlos seus ideais
Luis V. Não tem a ver com ideologias tem a ver com falta de educacao tem a ver a que ponto chegámos que qualquer desqualificado de valores com excepcao do valor dinheiro acede ao exercício de um cargo publico. Não merecemos governantes que despeita a memória e a história da sua comunidade. SIMPLESMENTE NÃO PRESTA COMO PESSOA
Eugénio R. Como ex. preso politico Libertado da Cadeia de Caxias a 26 Abril de 1974 pelo Movimento das Forças Armadas com muit(a)s antifascistas, foi possível devido à concentração de milhares de portugueses junto à cadeia de Caxias e igualmente junto do Forte de Peniche que foi possível. Não poderei manifestar todo o meu descontentamento e revolta perante o governo do PS que com esta medida, fazer esquecer e branquear o que foi o fascismo e particularmente no Forte de Peniche procurando dar um destino, omitindo junto de milhares de crianças, jovens, adultos em suma do Povo Português, que aquele monumento representa o local onde milhares de portugueses combateram o fascismo, dando a sua vida em Luta pelo derrube do fascismo e a conquista de um Regime Democrático. Mais do que desapontamento pelo governo do PS ter tomado tal iniciativa, é um claro desrespeito pela memória da luta de resistência antifascista. Forte de Peniche deveria isso sim, para além de ser considerado Monumento Nacional, valorizado em toda a sua dimensão de um espaço Negro /obscuro mas que simultaneamente foi de Fuga para a Libertação como em 3 de Janeiro, Álvaro Cunhal, Dias Lourenço, Joaquim Gomes e outros resistentes.
António J. É inadmissível querer apagar a memória da ditadura fascista e da resistência e luta.
Catarina C. Pela defesa da memória e contra a destruição do nosso património
ANTÓNIO S. "Legalizar o forte" como monumento Nacional em defesa da histórica oposição ao antigo regime salazarento.
Julia C. País sem memória é um país sem futuro
João R. Por onde anda o bom senso?
alberto m. Perservar o Forte como um simbolo nacional de resistencia ao fascismo.
Maria A. Que mais vai acontecer a este País?
Tito R. Não deixemos que façam ao Forte o mesmo que fizeram à Sede da PIDE.
António O. A Memória de toda uma vida de luta contra o fascismo, não poderá ser apagada!!! Que não se permita outro atentado à memória colectiva, como o que foi feito o Porto, com a transformação das instalações de PIDE na Rua do Heroísmo, num prosaico Museu Militar.
Cláudio P. Alguns que se dizem democratas tentam destruír os vestígios do sofrimento de quem deu a vida pela liberdade
Rui S. “Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”
Idelberto E. Não esquecer a história para garantir um futuro com dignidade.

Assinaram a petição
6 251 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição