Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Mudanças no IST em prol do Ambiente, para Instituto Superior Técnico

Nome Comentário
Joao . Como é que ainda não há ecopontos no IST?
Catarina P. Fico muito feliz por ver iniciativas como estas a surgir cada vez mais em Portugal. Ainda bem que há uma comunidade de estudantes de engenharia preocupados com o impacto que temos.
Inês T. Acho mesmo muito bem!
awawwa w. www
Pedro S. -
António A. Gosto da iniciativa, mas acho que podíamos ir mais além, mais especificamente numa abordagem que visa diminuir o consumo energético e o desperdício de água (por exemplo os autoclismos nas casas de banho, as lâmpadas e isolamento nas janelas, etc).
Maria m. Incluam o campus do taguspark que não tem 1 ecoponto sequer...
Débora C. Se o objetivo é educar as pessoas a terem uma vida sustentável, habituarmo-nos a coisas tão simples como fazer a reciclagem nas escolas (nesta altura, uma faculdade) é essencial e é apenas um pequeno investimento como tantas que o técnico faz. Apoio bastante!
Daniel C. Acho que as seguintes informações ajudariam a causa Atualmente como é que é processado o lixo no técnico? É levado para onde? É separado a jusante? Em última instância, onde é que acaba o plástico utilizado no IST? Assumindo que conseguem implementar todas as medidas que sugerem, qual é o ganho? Quantas toneladas de plástico é que conseguem evitar que acabem num aterro? Tenho duas perguntas: Modificar a infraestrutura de máquinas de café é melhor do que montar uma alternativa em que se reciclem os copos de plástico? Por exemplo com a criação de caixotes do lixo próprios para os copos de plástico? As máquinas de snacks também vendem coisas embrulhadas em plástico descartável para além das garrafas. Da vossa perspetiva isto também é um problema? Tenho uma sugestão: A TU-Delft usa atualmente um sistema combinado de copos de cartão com caixotes do lixo dedicados, talvez seja interessante para vocês: https://www.delta.tudelft.nl/article/what-happens-your-coffee-cup Boa sorte :) estou convosco
Tomás C. Estranho não existirem já ecopontos no campus
Xavier F. Finalmente. É uma vergonha a inexistente sensibilização ambiental que existe na "melhor faculdade de engenharia do país". Excelente iniciativa
Joao P. Acredito que um maior suporte por parte da instituição com a instalação de ecopontos e lixeiras selectivas é estratégico e básico, já que, é bem verdade, que enfrento algumas dificuldades em fazer a segregação do lixo que produzo no IST já que não existem tantos. Muitas vezes fico a carregar meu lixo até sair do IST ou chegar em um prédio que tenha as lixeiras de separação. Vale lembrar que estamos todos em uma instituição de ensino renomada e, sim, somos todos privilegiados em relação a grande parte da sociedade portuguesa e portanto o exemplo tem de vir de cá. Os estudantes tem que ter consciência de que fazer a segregação do lixo é medida fundamental e é facílimo, basta ter vontade e, obviamente, o suporte do Técnico (e do governo em um plano mais amplo) para que se consiga. O debate quanto à utilização do plástico é bastante importante, mas, antes de tudo, tem de haver campanhas de conscientização e ensinamento para estimular as próprias pessoas a pensarem, refletirem e tomarem ações por si mesmas para benefício do ambiente. O banimento por completo do plástico é medida extrema, ao menos neste momento, e, no futuro, pode ser feita mediante uma série de outras ações prévias.
Afonso F. Ecopontos muito importante! Redução do plástico também! (incluindo os copos das máquinas de café) no entanto considero as garrafas de água um limite com o qual não concordo! Deve ser permitida a sua utilização
Roberta . Desde que entrei o IST foi algo em que reparei logo. Como nos bares ou nas próprias aulas e não há postos de reciclagem em lado nenhum fora o social, sou obrigada a jogar as coisas no lixo. E todas as máquinas de café e nos próprios bares dão copos de plástico. Acho realmente que o técnico, sendo uma das melhores faculdades da Europa tem muito bem as condições para fazer algo mais. Têm sido irresponsáveis até agora, mas espero que com esta petição isso acabe.
Matilde P. Eliminação de copos, pacotes, talheres, papéis de tabuleiro e garrafas descartáveis nas cantinas/café E NAS MAQUINAS DE VENDA.
Miguel D. <3
Filipa V. É muito importante mudar isto, é triste que continuemos a gastar tanto plástico!
Beatriz . acabem com o capitalismo em breve
Sara A. Copos e colheres de plástico nas maquinas de café deviam ser eliminados.
Matilde P. Há um uso excessivo de plástico no ist nomeadamente no uso de cops de cafe de plastico descartável. Para além disse quase nunca e feita a reciclagem deste plástico devido ao reduzido número de contentores para reciclagem, em particular no pavilhão de civil

Assinaram a petição
886 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição