Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!, para Assembleia da República

Nome Comentário
Sandra F. discordo com as alterações efectuadas ao acordo ortográfico
Isabel B. A origem das palavras da nossa língua vêm do Latim!! E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim...
Marcelo C. Exms srs Concordo em pleno com o manter o nosso bom portugues, mas temos de verificar que caso nos desliguemos do acordo os Brasileiros adoptaram uma lingua que será o brasileiro , isto tbm passo por os mesmos terem maioritariamente as traduções literárias e isto trata-se de economia e interesses...
Fátima L. Este acordo é incongruente, é uma aberração
Ramon M. Vergonhoso!
Maria L. Não tentem tirar-nos a nossa identidade. Oiçam-nos!!!
maria a. É um escandalo...deixei de saber escrever "este" portugues
José P. Estou plenamente de acordo.
Gabriel P. Não sou cidadão Português mas gostaria de associar-me ao movimento por considerar que a língua portuguesa é de todos e não tem nacionalidade. Se perder a identidade de referência da norma, a língua acabará por se desvirtuar. Experimentemos ensinar a estrangeiros a língua sem as referências dos acentos ou da evolução a partir do latim.....assim, desvirtuaremos a língua ...quer queiramos quer não!
Manuel D. Nunca aderirei a esta "aberração " a que alguns "pseud-modernistas " da nossa praça resolveram abrasileirar a nossa Língua
Vanda C. Haja respeito pela democracia!
Natércia F. Sou professora de Língua Portuguesa, estudei Gramática e Linguística e a origem etimológica das palavras, com um grande Mestre, o Prof. Lindley Cintra, e sei que a grafia das palavras tem razão de ser: a sua origem latina, na sua maioria. Que direito têm alguns teóricos de gabinete de querer alterar a grafia da L.P., por meras razões políticas, fazendo concessões ao Brasil?!
Daniel P. É fulcral que se faça o mencionado referendo: a diversidade é uma das leis do universo e só o enriquece.
António C. Quero continuar a escrever um português escorreito, e não ao sabor e por pressão do Brasil. Os Ingleses também não se sujeitaram a "actualizar" a escrita ao sabor dos neologismos e forma de escrever dos Norte Americanos.
Vasco A. É essencial que este acordo não vá para a frente. Não quero alterar a minha maneira de falar porque isso é o que seria se pronunciasse as palavras de acordo com a maneira como aprendi. Por exemplo um c antes de eléctrico, abre a a vogal "e" De acordo com o que eu sei ler-se-ia elêctrico. Assim como muitos outros casos.
Pedro S. A Língua Portuguesa é como se escreve e se lê em Portugal
cláudio C. Viva Portugal!
Nuno S. Além dos outros argumentos, a língua Portuguesa, como definida antes do acordo, é essencial para a nossa facilidade de compreensão de línguas estrnageiras - a origem das palavras aindá está lá o que é comum às línguas mais faladas. Isto é que é essencial para a força de Portugal, não sonhos idílicos que todos os outros falaram Português.
Bruno E. Procurem no google por ILCAO (iniciativa legislativa de cidadãos contra o acordo ortográfico) e façam a coisa como deve ser!
Cátia F. Todas as Línguas sofreram evolução ao longo dos tempos a qual foi ditada por diferentes influências. A que propósito haveremos nós de aceitar este acordo ortográfico que nos faz deixar para trás a evolução que sofreu a nossa Língua-Mãe para aceitar o Português do Brasil que sofreu influências totalmente diferentes?

Assinaram a petição
7 237 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição