Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revisão do acesso ao ensino superior, para Senhor Presidente da República, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro-Ministro, Senhor Ministro da Educação, Senhores Presidentes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República

Nome Comentário
João S. Seria importante ter incluído algumas ideias de mudança...
Nelson B. Esta é uma reflexão que se impõe como urgente, útil e necessária! Apelo ao sentido de responsabilidade e compromisso de todos!
Ana F. questiono o que seja o ensino "superior" Não entendo em quê, mas superior a essa questão, é a 'baixeza' dos exames para acesso a essa superioridade!
Ivone A. finalmente!obrigada!
Alda S. É inadmissível que alunos não entrem no curso que pretendem 2 décimas,1 décima... Estudaram imenso para atingir os seus objetivos...Há Falta de Médicos, porque não abrem mais vagas nos diversos cursos? Querem que os alunos vão estudar para o interior e os pais tem capacidade económica para pagar uma outra casa,viagens, alimentação?? Lamentavel
Mónica T. Quem verdadeiramente pensa nas crianças e jovens em primeiro lugar e como uma prioridade sabe que este é o caminho.
MANUEL V. CONCORDO COM A PETIÇÃO...FIM DOS EXAMES PARA QUEM TERMINA O 12º ANO DE ESCOLARIDADE - Provas de Exames de Capacidades e Aptidões, as Instituições de Ensino Superior que pretendem os alunos que as façam.
José A. Não podemos continuar a ignorar os efeitos perversos que este regime de acesso provoca em toda a escolaridade obrigatória.
António P. Uma urgência em prol das aprendizagens.
Aníbal C. Corrigir injustiças e permitir o acesso a quem privar ser melhor e mais competente em prova específica
Alberto S. A revisão do acesso ao ensino ao ensino superior, é uma urgência e premente em nome do futuro dos nossos alunos.
Maria V. Subscrevo na íntegra todo o texto da petição. Sou professora de Biologia e Geologia, e como tal, tenho sentido e vivido com os alunos a pressão que o modelo tem causado a todos nós. Nos dois últimos anos sentiu-se um clima mais propício à aprendizagem e uma maior responsabilização dos alunos, porque sabiam que tinham de aprender e os exames eram para as disciplinas que, efetivamente, eram indispensáveis para o acesso ao ensino superior.
Maria M. Na minha perspetiva o ensino secundário poderá contribuir para a melhoria das competências dos nossos alunos quando o acesso ao ensino superior for realizado pelas Universidades. Os alunos do secundário precisam de desenvolver de forma orientada a sua autonomia, aplicando os conteúdos essenciais à progressão da sua escolaridade. As competências não de podem traduzir em números.
João E. Faço minhas as suas palavras: "Pese embora apenas cerca de um quarto dos alunos do secundário se candidate, anualmente, ao ensino superior, todo o percurso escolar é vivido na preparação e na ânsia de obter uma “nota”, que permita ascender ao topo da hierarquia que se estabelecerá no final da escolaridade obrigatória. Tal situação tem vindo a perverter e a condicionar todo o processo de ensino – aprendizagem".
Cláudia S. Nada a referir de momento.
Francisco C. É necessário inovar os procedimentos de acesso.
Victor A. Concordo.
Eduardo C. .
José A. Em conformidade com o conteúdo da Petição, deverá ser o próprio ensino superior a selecionar os seus alunos.
José B. O atual sistema só contribuí para enriquecer escolas privadas e explicadores, deixando de fora quem não os pode pagar e, assim, não consegue entrar.

Assinaram a petição
272 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição