Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pelos direitos dos residentes e trabalhadores afectados pelos músicos de rua do Porto, para Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto, Exmos. Srs. do Executivo Municipal do Porto, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal do Porto

Nome Comentário
Ana A. Sou psicóloga e já por várias razões tive pacientes a queixar-se que não conseguem estar foçados nas sessões por causa da música da rua. O edifício tem vidros duplos e isola uma boa parte do barulho, porém o som dos músicos de rua está extremamente amplificado, ao ponto de interferir com o trabalho realizado. Está situação coloca inclusive em causa os meus rendimentos pela falta de compreensão e cuidado por parte das animações de rua.
Patricia P. Já se torna insuportável viver nestas condições
Helder S. Subscrevo integralmente
Maria S. Subscrevo integralmente a petição
Teresa S. Sou a favor desta petição, porque sou muita afetada pelos animadores de rua, uma vez que as pessoas tapam o meu estabelecimento enquanto assistem, durante a tarde toda. Apesar de pedir para actuarem mais para o lado, não o fazem e são bastante desagraveis. É triste eu ver estas pessoas a faturar sem pagar direitos e ainda prejudicam o meu negócio, e eu tenho que ver e calar, porque as autoridades não actuam, seja pelo barulho ensurdecedor ou pela ocupação indevida no espaço do meu estabelecimento e da via pública.
Maria P. O barulho, digo o barulho e não a música são por vezes ensurdecedores. Dentro do estabelecimento é impossivel atender um cliente sem ser aos "berros" é impossivel fazer ou atender uma chamada telefonica. Que cantem e toquem sem auxilio das colunas e afastados dos estabelecimentos.
Sónia S. "A Nossa Liberdade Termina onde Começa a dos Outros" Muito mais Grave que os "Animadores" de Rua Perdoem-me alguns (Raros) músicos que aparecem... É o Ruido Infernal que os Clientes dos Bares fazem nas Ruas durante Toda a Noite (EX. Travessa de Cedofeita) e as Ruidosas Máquinas que os Serviços de Limpeza da CMP usam para limpar Toda a Imundice que que fica pelo Chão... todos os dias... 365 dias por ano por volta das 6H... Já para Não Falar Nos COMPRESSORES Altamente Ruidosos que a PORTO AMBIENTE USA como "DESPERTADORES" das 6H nas Ruas do Porto. Lamento as CONDIÇÕES EM QUE TÊM de Trabalhar estas pessoas trabalhadoras que têm de Limpar a IMUNDICE que outra gente (que não respeita nada nem ninguém) faz.
Imane D. Muito Barulho Porfavor queremos Solucão
Fatima A. É lamentável que nao haja condições para trabalhar num escritorio nesta rua! Há anos que me ando a queixar, inclusive meti a CMP e a PSP ao barulho e não adiantou nada! Não há respeito e consideração! Porque temos de "gramar" os músicos que nos perturbam? Tem de ser uma via de 2 sentidos, não acham? Os musicos também têm de respeitar os trabalhadores de escritorios e serviços. Sou totalmente contra, que vão tocar em festas e pavilhoes que é o lugar deles!
Joana Já estou farta de ouvir a da ópera mas o senhores que estão sempre a dançar podem ficar :)
Jorge F. Trabalho na Rua das Carmelitas, e por causa dos músicos de rua, tenho de trabalhar o dia todo de headphones. Só quando chove é possível a normalidade. Este problema é um atentado a quem mora e trabalha na baixa. As autoridades nada fazem.
Teresa A. Por um espaço de discussão construtiva entre residentes e “animadores de rua” (habitantes do espaço privado/público). Por um regulamento informado (estudos), pelo bem comum.
Susana C. Não sendo residente nem trabalhadora nestas zonas, como frequente visitante das mesmas fico chocada com a densidade de cantores de rua que usam amplificadores de elevado alcance e que tornam o passeio pelas ruas do Porto um verdadeiro pesadelo pelos níveis de ruído
Joana O. Não compreendo como chegam a considerar que a actividade de artista de rua requer um pagamento para a CMP...não será concorrência desleal para as salas de espectáculo e para os espaços que pagam as licensas todas e mais algumas para ter música? Também não vejo sentido em ter músicos na Rua das Flores, onde já há tanta actividade ...é desgastante para quem trabalha e mora, é um atentado há harmonia com a natureza, com a cidade que é Património Mundial e com as pessoas que passeiam. Esta é a minha opinião, mas é partilhada pela maioria dos nossos clientes, estrangeiros e não só, que nos visitam. Por vezes sinto vergolha alheia...nunca consegui que a PSP fizesse alguma coisa. Optei sempre por pedir ao artista que se retirasse. Por vezes o reportório é um loop de poucas músicas que ficam a tocar demasiado tempo. Repetitivo.
Liliana S. Direito ao descanso
Sandra A. Como habitante de uma zona problemática (Largo dos Loios) faço constantemente queixas, nada é solucionado. Sinto-me o Robin dos Boaques do meu bairro..
Pedro M. Saliente que existem comércios também com música no interior tão alta que na rua é bem audivel, quando não põe as colunas a porta a chamar a atençao...
Maria V. Considero o ruído na baixa do Porto extremamente incómodo, ao ponto de ter deixado de aí me deslocar, sentindo que a cidade já não é dos portuenses. As autoridades devendo ter especial atenção à zona envolvente da Sé, onde se mistura todo o tipo de ruído, qual concurso a ver quem faz o barulho mais alto
J.D.& L. Impossível aguentar este ruído
Maria Z. Poluição sonora!

Assinaram a petição
97 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição