Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela Manutenção dos Partos na Água no Hospital de São Bernardo e a extensão desta opção a outros hospitais públicos., para Ex.mo Sr. Presidente da República, Ex.ma Srª Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Sr. Primeiro Ministro, Ex.mo Sr. Ministro da Saúde

Nome Comentário
Lidiane R. Quando eu for Mãe, gosto de pensar que terei esta possibilidade ao dar à luz!
Andreia M. «O direito à privacidade inclui o direito de escolha sobre as opções do nascimento, reconhecendo que a tomada de decisão sobre o parto/nascimento constitui uma questão de justiça na Saúde Reprodutiva da Mulher. O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos defende que “o direito à tomada de decisão sobre o tornar-se pai ou mãe, inclui o direito de escolha sobre a forma como se tornar pai ou mãe”2 e que “as opções para o parto/nascimento fazem parte incontestavelmente da privacidade de cada um. » “PARECER Nº 51/2014 PARTO NA ÁGUA” - Ordem dos Enfermeiros
Sónia C. Eu tive lá o meu filho e só me apercebi no fim desta opção. Pensei que num 2º iria optar por esta situação...
Maria D. Tudo o que seja para o bem estar da mãe e do filho é de apoiar incondicionalmente. Poupem noutras despesas.
Sandra O. Assino com o forte desejo de que este movimento de Mães consiga trazer a discussão para a opinião pública, de que os cuidados na saúde deverão ser proporcionados com base nos melhores fundamentos científicos que tivermos disponíveis, com menos peso nas crenças dos profissionais, e mais respeito pelos desejos do utente. Mais do que direitos das Mulheres, temos que mostrar que a nossa maior motivação não é o nosso "prazer", mas sim a saúde dos nossos filhos. Sujeitá-los a intervenções por rotina, que aumentam os riscos e a necessidade de intervenção, está longe do que é sabido ser o conceito de "gerar saúde". É preciso saber que a Água pode ter efeitos no processo fisiológico. Portanto, deverá ser defendida sim a opção, mas de forma consciente. Não devemos fazer com o Parto Natural, seja ele na água ou fora, o que a medicalização tem feito, uma defesa cega, como se fosse a única segura, e a única melhor. A Natureza também falha, portanto há que valorizar todas as opções. Dominar os recursos naturais e os medicalizados, de forma a tirar o melhor partido de cada um. será onde irá residir a verdadeira sabedoria de sermos mamíferos racionais.
Sílvia M. ESPERO QUANDO TIVER A MINHA MENINA POSSA TER PARTO NA ÁGUA NO HOSPITAL DE VILA REAL
Mariana G. Sou do Brasil e apoio o parto na água!
Cristina A. Sou a favor do parto natural na água ,pois esta tecnica já deu provas dos beneficios e vantagens para o nascimento do bebé e toda a segurança e conforto que a mãe sente durante o trabalho de parto.
Maria M. tenho uma filha que pariu na agua e foi uma experiencia maravilhosa para ela. teem uma equipe fora de serio no HSB e seria uma pena acabarem com esse serviço.
Cândici P. Desejo que todas as mulheres tenham a opção de escolher terem seus filhos através de parto na água. Está mais do que comprovado cientificamente, através de inúmeros estudos, que esta é uma prática deveras saudável tanto para a mãe quanto para o bebê, além do benefício de introduzir a participação ativa do pai durante todo o parto. Parabenizo a toda a equipe do Hospital de São Bernardo pela atitude vanguardista em ser única referência nesta prática, até o momento, em toda a península ibérica!
Ana R. É um retrocesso querer acabar com os partos na água em Portugal, quando tantos países, como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Brasil, Austrália, estão incorporando cada vez mais o parto na água como uma opção saudável para as mulheres e os bebés. O que a Ordem dos Médicos de Portugal está a tentar fazer é um retrocesso e um desrespeito às mulheres. A frase do bastonário: "Tendo Portugal uma das mais baixas taxas de mortalidade materno-infantil do mundo, não precisamos de andar a inventar nada”, mostra uma limitada visão do parto e nascimento, como se só fosse importante a taxa de mortalidade, e sem qualquer preocupação em MELHORAR a assistência, pois 'já está bom como está'. Esquece-se o basntonário da importância da QUALIDADE da experiência para a mãe e para o bebé. O parto não deve ser um evento só médico, padronizado, cheio de 'rotinas' e 'protocolos', deve ser um evento onde haja respeito à dignidade da pessoa humana, da autonomia e liberdade da mulher.
José R. Claro que concordo com o parto na água, nem que seja pelo simples facto de termos mais uma opção, na altura do parto.
Barbara P. Tive a minha filha na água no Hospital de S. Bernardo em Agosto de 2013. Foi uma experiência maravilhosa, que deve ser possível a todas as mulheres que o desejem!
Cristina C. Sou médica obstetra no Hospital de São Bernardo e faço partos na água. Estou disponível para qualquer esclarecimento.
Ana P. Assino, porque é uma questão de direitos humanos.
claudia c. todas as mães têm direito a optar pelo parto que prefrem ter...neste caso cada vez há mais mães a preferirem parto na agua...atenua as dores nas contrações, sem epidural e torna-se natural e uma experiencia maravilhosa...que continue a haver no hospital publico de setubal e em todos os outros hospitais....grata!
Ana A. Sou Mãe, sou Enfermeira e sou apaixonada pela área de Obstetricia. A minha Monografia de final de curso foi sobre o Parto na Água, tendo tido a maravilhosa oportunidade de conhecer bem as suas vantagens. É por estes e outros motivos que defenderei o Parto na Água hoje e sempre...
Lara C. Para que os direitos humanos no nascimento não me sejam novamente negados!
Marta L. pela liberdade de escolha das mulheres/casais de como receber o seu filho neste mundo; por uma melhor assistência ao nascimento; por uma sociedade sem violência!
Ana R. É para andar para a frente Portugal e não para trás!!!!!

Assinaram a petição
4 853 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição