Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Acompanhante durante o trabalho de parto nos hospitais, para Direção Geral de Saude

Nome Comentário
Nélia S. Se o marido está a habitar com a mulher, porque não pode assistir ao parto?
Daniel M. De acordo devem ter se direito pois é uma nova vida a vir ao mundo.
Tatiana M. Pff deixem os pais assistir, pode ser pela 1 e última vez
Paula C. A gravidez e parto são momentos únicos na vida de um casal e não faz qualquer sentido impedirem o pai do momento por excelência de todo este processo. O que esperam, sem a presença do pai? Grávidas tranquilas, focadas e felizes na hora do parto?? E quem as apoiará? Falo em primeira pessoa: no primeiro parto recebemos indicação expressa da Sr.ª enfermeira que me recebeu no bloco de partos de que, devido a um fluxo grande de partos em simultâneo, não poderia permanecer comigo (amorosa, independentemente disto); confiou ao pai tarefas como acompanhar, monitorizar o meu estado e inclusive "ajudar a puxar". Desta vez, como será? Ficarei sozinha?? E por outro lado, é suposto que após o parto o pai também abandone mãe e filho(s), para evitar risco de contágio? Peço aos devidos responsáveis da DGS que ponderem devidamente estas questões, com sentido de responsabilidade, mas também de altruísmo e sensatez. Talvez baste tentarem colocar-se na nossa pele... E que pudesse haver uma resolução mais consentânea com os nossos direitos e liberdades até ao final do mês!!
Ilda E. Todas as grávidas devem ter um acompanhante que lhes proporcione tranquilidade e força neste tempo tão conturbado
Marta F. Que todas as mamas tenham o direito de ter o pai dos seus bebés a assistir ao parto
Joana M. O pai deve acompanhar a mãe no parto do bebé
Alana K. I have just moved here with my Portuguese husband, I don't yet speak the language and, 32 weeks pregnant and TERRIFIED of having to give birth without him!
Silvana C. Acho que a família é o mais importante e se o pai acompanhou a gravidez até ao momento de o poder ver, não faz sentido tirar esse momento do pai.
Fernanda O. Tenho uma filha com uma gravidez de risco, que, aos 45 anos, vai ser mãe pela primeira vez. Queiram, por favor, dar luz verde a esta petição, pois só eu sei, enquanto mãe, nos vai custar saber, que para além de não a podermos visitar, ela se encontra sozinha, sem o marido, num momento tão importante das suas vidas.
Claudia M. Eu estou grávida e acho que o pai da criança tem todo o direito de ver o filho/a nascer
Ângela F. Estou grávida... A situação por si só já é tão triste e medonha... Não me estou a imaginar passar dores de trabalho de parto e parto sozinha, abandonada, porque é essa a sensação que tenho. Se temos esse direito, porque não fazê-lo cumprir independente da situação?? Quem garante que ao entrar na maternidade não estou infectada? E se vivo com o pai do meu filho que virá ao mundo que sentido faz impedir que ele esteja do meu lado quando mais preciso do seu apoio?! Há necessidade de fazerem as grávidas passar por mais esses medos? Obrigada pela atenção.
Ana S. Pelo parto humanizado, mesmo e (sobretudo) em temlo de pandemia.
Brugiroux Je soutiens
Anabela S. O apoio e uma necessidade.
Vitor S. Momento único.
Tânia C. Tomando as devidas precauções não vejo o porquê do pai não poder acompanhar a mãe durante o processo. Talvez não no bloco de partos, mas durante o trabalho de parto em que a grávida precisa de apoio, neste momento que à partida é dos mais felizes da vida de um casal.
Vasco S. Pelo direito - justo - de acompanhamento num momento tão único e tão especial...
Maria L. 961479779
Sonia c. Extrema importância!

Assinaram a petição
17 446 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição