Acompanhante durante o trabalho de parto nos hospitais

Para: Direção Geral de Saude

A presença de um acompanhante pode ser determinante num momento tão sensível como é o da gravidez e do parto.
A Organização Mundial de Saúde defende que TODAS AS GRÁVIDAS tem direito a um parto digno, independentemente da haver suspeita ou confirmação de infecção por coronavirus, garantindo:

- O DIREITO À PRESENÇA DE UM ACOMPANHANTE DA ESCOLHA DA GRÁVIDA DURANTE O PARTO;
- DIREITO A UM TRATAMENTO DIGNO;
- DIREITO A UMA COMUNICAÇÃO CLARA COM O STAFF DA MATERNIDADE;
- DIREITO AO ACESSO A ESTRATÉGIAS APROPRIADAS DE ALÍVIO DA DOR;
- O DIREITO À MOBILIDADE E ESCOLHA DA POSIÇÃO PARA O PARTO

Desta forma e com esta petição, pretende-se apelar ao Estado Português para que possa estabelecer um protocolo nacional que abranja todos os hospitais de Portugal e que este esteja em sintonia com as recomendações da OMS, uma vez que tais cuidados já estão contemplados na lei nacional, segundo o disposto na Lei n° 15/2014 de 21 de Março.

Acreditamos ser possível que, respeitando as devidas medidas de segurança necessárias num período de emergência epidémica tal como a que estamos a atravessar, um pai esteja presente nesse momento tão importante e fulcral da vida da mulher grávida, da sua vida e da vida da criança.

Esta petição foi criada em 21 março 2020
17 446 Pessoas