Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela salvaguarda do património cultural, sustentada na qualidade técnica das intervenções de Conservação e Restauro, para Exma. Sra Ministra da Cultura, Exma. Sra. Directora da Direcção-Geral do Património Cultural, Exmos. Membros da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República

Nome Comentário
Margarida L. Pela Salvaguarda do Património Cultural, SIM
Louise O. I'm signing this in support of my conservator colleagues in Portugal.
Andreia . Estudante de conservação e restauro
Fernando P. Fui presidente do departamento de conservação e Restauro da FCT-UNL.
Maria G. Pela igualdade e justiça
Carla M. Ao não cuidarmos do nosso próprio património é como não termos cuidados higiénicos com o nosso corpo...acabaremos por ficar sujos e ninguém vai querer estar perto de nod logo significa que os lucros que temos com o turismo descerão a pique
Américo P. Estou inteiramente de acordo com o contudo da petição
Carlos . Há uma ne cessidade urgente de evitar atentados ao patrimonio que é de todos nós.
Ana O. O património cultural está efectivamente em risco devido à falta de regulamentação da profissão de conservador-restaurador. Enquanto o governo não reconhecer essa necessidade e resolver esta lacuna legislativa o património continuará a ser destruido, adulterado, sujeito a intervenções desadequadas feitas por profissionais sem habilitações, ou por outro lado, com a conivência do Estado, continuará a ser sujeito a intervenções de conservação e restauro enquadradas em grandes empreitadas de reabilitação e de obras públicas, projectadas por especialidades como a arquitetura, a engenharia civil, a arqueologia, etc. ficando o conservador-restaurador subjugado a estas especialidades e subcontratado por construtoras civis (cujo o lucro é o seu objectivo acima de preocupações patrimoniais ). Para além disso continuaremos a formar conservadores-restauradores, altamente qualificados, para o desemprego e para a precariedade (esperando que sejam empreendedores e resilientes, certo!?).
Rodrigo F. Empresário na área da conservação e restauro
Maria B. 01294383
José N. Arquitecto
Maria L. Este património é o único ilanielável.
Rita S. importante
Ana S. Pela defesa da disciplina de Conservação e Restauro.
Patricia B. Saliente-se a importância de intervenções especializadas em objectos concretos, tomando como exemplo os instrumentos musicais.
Alexandre F. Arquitecto
joaquim s. .
Rui S. Absolutamente justo e urgente a clarificação do papel imprescindível dos conservadores-restauradores no estudo, salvaguarda, conservação e valorização do património cultural.
Rosa B. Considero que é necessário regulamentar para preservar de forma correta o que é património cultural

Assinaram a petição
1.213 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição