Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição contra a deslocação do Museu Nacional de Música para o Palácio de Mafra, para Sr. Primeiro Ministro, Sra. Ministra da Cultura

Nome Comentário
Tiago N. Sou totalmente contra a transferência do Museu de Lisboa para Mafra.
Sofia T. Um absurdo a transferência do Museu para Mafra.
Luís F. Para q melhor entendam: imagine o Poder que também transferia a Biblioteca Nacional para Sintra e o Arquivo/T. do Tombo para Cascais. Que os 'poderes' conheçam antes de decidirem !
Joaquim R. O Museu simplesmente não deve ser subtraído a Lisboa. Para imaginarem o absurdo da proposta, porque não mudar o Museu de Arte Antiga para Mafra?
Prince K. Je pensais que c'était accepté que le Musée serait transféré dans un lieu à Lisbonne. Dans un Palais que j'avais visité lors de ma dernière visite à Lisbonne.
Julieta C. Penso estar bem onde está
Ana T. Sou historiadora e autora da história do museu, vertida em dois textos que abrangem o período de 1911 a 1994, publicados em 2002 no catálogo da exposição “Michel’angelo Lambertini 1862-1920”, da qual fui co-comissária e em mais dois textos dedicados ao período republicano, publicados em 2010 no catálogo da exposição “Tempos e Contratempos…”, da qual voltei a ser co-comissária. O exílio do Museu Instrumental do Conservatório, hoje designado Museu Nacional da Música, parece não ter fim. Em 1971 foi atirado abruptamente para fora da sua residência na Rua dos Caetanos. Em 1994, após um périplo insano por várias instituições, que o encararam como se de lixo se tratasse, foi instalado com a dignidade possível, no Alto dos Moinhos. Após 25 anos de permanência nesta casa provisória, emprestada pelo Metropolitano de Lisboa (20 anos de concessão, mais 5 de prorrogação porque os diversos ministérios e secretarias de estado da Cultura entre 1994 e 2014 não trabalharam na criação de uma nova casa), eis que chega o momento do golpe final: a oficialização da sua situação de exilado: vai para Mafra, como anexo de uma superestrutura. (excerto do texto que postarei hoje no Facebook: Ana Tudela).
José R. Mafra tem direito a um núcleo do Museu, mas o Museu Nacional da Música tem uma função pedagógica a cumprir sendo frequentado por inúmeros estudantes do ensino básico e secundário, sendo a sua localização em Lisboa muito mais acessível para este fim. Outro tanto direi das sessões musicais sempre muito frequentadas. Porquê não o Palácio Foz, ou parte dele ?
Maria C. O Museu Nacional da Música é um corpo vivo, cujas artérias, cheias de vitalidade, temos o privilégio de percorrer. Se transferido, tornar-se-á um armazém de monos, sem hipótese de concorrer com o Convento. Esta mudança é uma ideia peregrina, infeliz.
Maria P. Não tem a mínima lógica nem benefícios essa ideia.
Clementina P. Mais um absurdo. O Museu da Musica deve ficar em Lisboa em instalaçóes condignas.
António A. Não seria este o teor do texto que enviaria, mas acredito que Mafra não é o sítio indicado para alojar um Museu Nacional da Música que se pretende eclético e transversal a todos os tipos de música. Parece-me ainda crucial que os musicólogos e etnólogos do país se pronunciem sobre este assunto. Enviar o Museu Nacional da Música para Mafra é fechar horizontes e limitar o necessário desenvolvimento do conhecimento da Música Portuguesa.
Nair R. Contra esta deslocação!
Graça S. O Museu da Música deve permanecer em Lisboa, num espaço digno. Existem instrumentos musicais raros, muito valiosos e lindíssimos que merecem ser cuidadosamente preservados e mostrados ao público em condições adequadas. Lisboa deve manter o Museu da Música e recuperar o Conservatório Nacional de Música e de Dança.
Luís C. Vou assinar e partilhar no Facebook.
Alexandre P. Lamentável
Helena P. Para além da fantástica colecção de instrumentos em exposição, o Museu Nacional da Música tem demonstrado ao público que a sua função é bastante mais vasta. Na verdade, a constante programação, quer ao nível de concertos, quer de outras actividades, tem chegado a um público muito diversificado e amplo, facto a que não é alheia a sua localização em Lisboa.
Reinaldo F. De certeza que existem alternativas a Mafra, melhores para os instrumentos, espólio de partituras, para o público em geral e para a realização de recitais.
Rita M. Acho Mafra um péssimo sitio para colocar instrumentos muscais sobretudo devido ao clima. De certeza que em Lisboa a CML possui algum palacete que poderá servir perfeitamente.
Miguel C. Museu devia voltar para os Caetanos (de onde nunca deveria ter saído)

Assinaram a petição
445 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição